Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Reformando o Templo

Lição 2 Jardim da Infância 9 de julho de 2011

VERSO PARA DECORAR
“Lutando juntos pela fé.” Filipenses 1:27, ARA.

Resumo da Lição

Joás decidiu reformar o templo, a Casa de Adoração a Deus. Ele mandou fazer um grande cofre com uma abertura na parte superior. As pessoas colocariam ali uma oferta quando fossem adorar. As ofertas seriam usadas para reformar o templo. O sacerdote empregou os melhores profissionais e juntos trabalharam na reforma do templo. Esta lição fala sobre comunidade. Os filhos de Deus trabalham juntos com outras pessoas para honrar a Deus e cumprir Sua vontade. Embora pequenas, as crianças podem trazer ofertas para ajudar a cuidar da Casa de Deus. Elas também podem ajudar cuidando para manter bem limpa a Casa de Deus, a igreja.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Espalhar as caixas rasgadas, blocos e pedaços de madeira em uma área desocupada da sala para representar o templo em mau estado. Usar as caixas em bom estado para construir e reformar o templo. Você precisará de roupas dos tempos bíblicos para representar os seguintes personagens: Joás (jovem), Joiada e outros sacerdotes (crianças), trabalhadores (crianças) e demais pessoas (crianças). Dar a cada trabalhador uma ferramenta e às demais pessoas algumas moedas. Pedir a todos que prestem atenção e procurem representar os personagens à medida que a história é contada. O rei Joás foi ao templo com Joiada e os outros sacerdotes. Eles pararam no meio do templo e olharam em volta. Abanaram a cabeça com tristeza. [Joás, Joiada e os outros sacerdotes no templo.] As paredes estavam quebradas. Havia sujeira em todo lugar. Faltavam móveis. Era uma verdadeira confusão. Eles conversaram sobre o que havia acontecido. Durante todos os anos em que ímpios reis e rainhas governaram sobre Israel, ninguém cuidara da Casa de Deus, do templo. Na realidade, alguns dos reis e rainhas até tiraram parte das paredes do templo e usaram as pedras para construir templos aos ídolos que eles adoravam. Os filhos da má rainha Atalia haviam levado do templo os pratos de ouro e de prata e os usaram na adoração de seus ídolos.

Joás disse aos sacerdotes que ele queria reformar o templo. Queria reconstruir as paredes com o mesmo tipo de madeira e pedras de boa qualidade que haviam sido usadas quando ele fora construído. Ele queria comprar novos pratos de ouro e de prata para o serviço de adoração a Deus. Mas isso custaria muito dinheiro. – Onde você vai conseguir o dinheiro? – perguntaram os sacerdotes. Eles abanaram a cabeça e estenderam as mãos. Não sabiam onde conseguir dinheiro. Então, Joás teve uma ideia. Ele iria economizar dinheiro. Mas não seria o único a fazer isso. Ele pediria para todas as pessoas ajudarem também. Joás chamou trabalhadores [trabalhadores junto do rei] e ordenou: – Façam um cofre grande com um furo na parte superior. Os homens começaram a trabalhar e dentro de pouco tempo voltaram com o cofre pronto. Joás mandou que colocassem o cofre junto à porta do templo. [Trabalhadores trazem o cofre.] Todos os dias quando as pessoas vinham adorar, elas colocavam uma oferta naquele cofre. Algumas pessoas tinham muito dinheiro para dar; outras tinham pouco. [Pessoas passando e colocando moedas no cofre.] Mas todas elas deram com alegria. Dentro de pouco tempo, o cofre estava cheio. Os sacerdotes levaram o dinheiro e guardaram em sacos. Os sacos foram guardados com segurança na tesouraria do rei. Os sacerdotes puseram o cofre de volta junto à porta do templo para que o enchessem novamente. E o cofre foi enchido outra vez. Muitas e muitas vezes o cofre foi enchido e os sacerdotes o levavam, esvaziavam e traziam de volta para a porta do templo. E o povo sempre trazia mais e mais ofertas e colocava naquele cofre. O dinheiro da tesouraria do rei aumentava cada vez mais. Quando todas as ofertas foram acumuladas, Joás pôde começar a reforma do templo. Joás pediu que os sacerdotes empregassem os melhores profissionais do país, carpinteiros e pedreiros especializados em trabalho com pedras. Então, compraram madeira e pedras da melhor qualidade. Depois, empregaram também homens que trabalhavam com ferro e bronze. Todos trabalharam juntos para reformar o templo de acordo com o plano original. [Todos os trabalhadores com suas ferramentas trabalham na construção/reforma do templo.] E quando terminaram o trabalho, eles olharam os sacos e o cofre e viram que havia sobrado dinheiro! Com o dinheiro que sobrou, o rei Joás comprou novos pratos de ouro e de prata [Joás pega os pratos novos e leva ao templo] e alguns móveis para serem usados no templo. Joás ficou satisfeito ao ver o templo reformado e utensílios novos e bonitos para o serviço do templo. Todas as pessoas também ficaram muito contentes. Todos haviam trabalhado juntos para honrar o nome de Deus e agora estavam felizes. Haviam feito a Casa de Deus tornar‑se um lugar bonito e muito especial.

imagesCAIZKLXY

Nenhum comentário: