Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Investigadores da Bíblia

Lição 13 Primários 24 de setembro de 2011

VERSO PARA DECORAR “Os berneamos [... ]receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras.” Atos 17:11.

Resumo da Lição

Após intensa oposição em Tessalônica, Paulo e Silas saíram de noite e viajaram para Bereia. Ao chegarem ali, foram à sinagoga judaica. Os judeus dali eram mais moderados. Estavam prontos a receber as boas-novas e examinavam diariamente as Escrituras para ver se as coisas que Paulo e Silas ensinavam estavam corretas. Muitos deles creram. Quando os judeus de Tessalônica souberam que Paulo estava pregando a Palavra de Deus em Bereia, eles foram lá e agitaram a multidão. Os irmãos berneamos despediram Paulo em segurança durante a noite. Silas e Timóteo permaneceram ali para continuar o trabalho. Esta lição fala sobre adoração. Os berneamos adoravam a Deus ao estudar as Escrituras para aprender por si mesmos, se os ensinos de Paulo estavam corretos. Nós também adoramos a Deus quando examinamos as Escrituras em busca da verdade.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Convidar um homem da igreja, vestido em roupas dos tempos bíblicos, para contar a história da lição, como se fosse Paulo. Pedir a todos os alunos que prestem bastante atenção  história para saber distinguir entre os judeus de Tessalônica e os judeus de Bereia. Antes de iniciar a história, praticar um pouco os gestos a seguir para que todos se familiarizem com eles. Palavras: A•› es: Eu, me e mim mostrar os polegares para cima Judeus bereanos juntar as m‹os em ora•‹ o Escrituras juntar as m‹os e, ent‹o, abri-las como um livro Judeus de Tessalônica mostrar os polegares para baixo Meu nome Paulo. Jesus me deu uma miss‹o especial. Sou chamado de ap—stolo, que quer dizer alguŽm que viu Jesus. Meu trabalho Ž contar a hist— ria de Jesus primeiro aos judeus, depois a todos os demais. Os judeus chamavam as pessoas de outras ra•as de gentios.

Sempre que chego a uma nova cidade, vou primeiro ˆ sinagoga no s‡bado. AtravŽs das Escrituras mostro aos judeus que Jesus Ž o Messias. Depois lhes conto como Jesus me encontrou na estrada de Damasco e me tornei crist‹o. Quando cheguei ˆ cidade de Tessal™ nica, alguns judeus e uma por•‹ o de gentios creram na minha mensagem. Muitas pessoas se tornaram crist‹s. Os judeus que n‹o criam em Jesus ficaram com inveja. Eles queriam se livrar de mim. Mas n‹o havia muitos judeus na cidade, por isso, eles precisavam de ajuda para conseguir seu intento. Os judeus de Tessal™ nica foram ˆ pra•a do mercado onde as pessoas que n‹o tinham o que fazer se reuniam. Ali, encontraram alguns que gostavam de causar confus‹o. Eu e meu companheiro de viagem, Silas, est‡vamos na casa de um homem chamado Jasom. Os perturbadores, liderados pelos judeus de Tessal™ nica, foram ˆ casa de Jasom ˆ nossa procura. Quando n‹o nos encontraram ali, eles arrastaram Jasom e alguns outros crist‹os para o tribunal. Os judeus disseram que eu e Silas est‡vamos desobedecendo ˆ lei romana, a CŽsar, dizendo que Jesus era rei. Eles tambŽm convenceram as autoridades a punirem Jasom porque ele nos havia hospedado em sua casa. Os oficiais acreditaram na multidão e forçaram Jasom a pagar uma multa. Silas e eu nos escondemos e a multid‹o n‹o conseguiu nos encontrar. Naquela noite, os outros crist‹ os nos enviaram a uma cidade chamada Bereia, a aproximadamente 75 km de dist‰ncia dali. Como de costume, Silas e eu fomos diretamente ˆ sinagoga. Os judeus de Bereia, chamados de bereanos, foram mais bondosos do que os judeus de Tessal™ nica. Eles ouviam atentamente o que eu dizia. Depois que ouviam, eles examinavam as Escrituras por eles mesmos para ver se o que eu dissera era verdade. Depois de estudarem, os judeus bereanos creram e se tornaram crist‹ os. Eles continuaram estudando diariamente a B’blia, mesmo depois de se tornarem crist‹os. Estudavam n‹o apenas porque estavam curiosos. Estudavam porque queriam aprender mais sobre Jesus. Anjos permaneciam ao lado deles para ajud‡-los a compreender o que estavam lendo. Quando alguns dos judeus de Tessal™ nica souberam que Silas e eu est‡ vamos em Bereia, eles nos seguiram. Encontraram a mesma espŽcie de perturbadores em Bereia e come•aram outro tumulto. Mas os crist‹ os bereanos me ajudaram a escapar e agora estou na cidade de Atenas esperando por Silas e Tim— teo. Eles permaneceram na cidade para ajudar os crist‹ os bereanos a aprender mais sobre Jesus. Alguns dos novos crist‹ os bereanos viajaram comigo. Quando chegamos a Atenas, eu os enviei de volta ˆ Bereia e pedi que dissessem a Tim— teo e Silas que viessem se encontrar comigo quando terminassem seu trabalho em Bereia. Eu me senti muito feliz ao trabalhar com os bereanos. N‹o h‡ nada melhor do que estudar a Palavra de Deus. Saibam que quanto mais voc•s estudarem, mais felizes se sentir‹o.

Nenhum comentário: