Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 28 de janeiro de 2012

Adoramos a Deus por Sua Proteção ADORAÇÃO

Lição 5 Primários 4 de fevereiro de 2012

VERSO PARA DECORAR
“Tudo o que tem vida louve o Senhor!” Salmo 150:6.

Resumo da Lição

Deus abençoou os israelitas no Egito. Enquanto eles prosperavam, os egípcios se tornavam temerosos da força dos israelitas e os obrigaram à escravidão. Satanás trabalhou através de Faraó para tentar impedir a liberdade de crescimento. Faraó ordenou que todas as crianças do sexo masculino fossem mortas. A mãe de Moisés o escondeu durante três meses e, então, o colocou em um cesto no rio. A princesa o encontrou e o adotou como seu próprio filho. A princesa enviou a irmã de Moisés, Miriã, para chamar alguém que pudesse cuidar do bebê. Ela chamou a própria mãe. A mãe de Moisés o ensinou a adorar a Deus. Quando Moisés foi para a corte de Faraó, ele recusou se inclinar diante dos deuses egípcios. Mais tarde, Moisés matou um supervisor egípcio que estava espancando um israelita, mas depois fugiu para salvar a vida. Esta lição fala sobre adoração. As orações de Joquebede suplicando proteção para seu filho foram respondidas. Deus estava com Moisés na corte de Faraó e o ajudou a resistir à tentação. Embora Moisés tivesse fugido por matar um egípcio, Deus estava com ele e o protegeu. Em todas as situações, Moisés adorou e reverenciou a Deus.

Decoração da Sala

Fazer alguns quadros de anúncios mostrando os hieróglifos egípcios e algumas das maravilhas do Egito antigo, tais como templos e pirâmides. Acrescentar 10 círculos com gravuras das 10 pragas. Criar uma sala do trono onde Moisés pode encontrar-se com Faraó. Usar um cenário externo para o Bebê Moisés e a sarça ardente, e para ilustrar as pragas.

Lição BiBLica

Vivenciando a História Personagens: Faraó, conselheiros de Faraó, servas da princesa, Miriã, princesa, Anrão, Joquebede, Arão, Moisés como jovem, dois israelitas brigando.

Os israelitas tinham estado no Egito durante quase 400 anos. Embora fossem escravos de Faraó, Deus estava cuidando deles e os protegendo. Vamos entrar na corte de Faraó e ouvir o que ele está planejando. Faraó, rei do Egito, estava com medo. [Faraó sentado no trono, com ar preocupado, conversa com os conselheiros.] – Os israelitas estão crescendo em número. Se eles continuarem a se fortalecer, podem até tentar se rebelarem e dominarem nosso país. – Assim, Faraó e seus conselheiros emitiram uma ordem para que todos os bebês dos israelitas do sexo masculino fossem mortos. Joquebede e Anrão ficaram assustados e entristecidos. [Joquebede e Anrão olham ansiosamente em volta. Joquebede segura o bebê (boneca).] Joquebede acabara de ganhar um menininho. Deus tinha prometido enviar alguém para libertar Seu povo da escravidão. Eles não queriam que seu filhinho morresse! Talvez o menininho fosse aquela pessoa. Durante três meses, eles conseguiram escondê-lo em casa. Mas, então, ele começou a fazer muito barulho. [Joquebede, Anrão, Arão e Miriã tentam acalmar o bebê. Eles se movimentam silenciosamente em volta.] Então, a família orou e pediu a ajuda de Deus [Joquebede, Anrão, Miriã e Arão se ajoelham.] Ao orarem, Deus lhes deu um plano. – Colocaremos o bebê no rio – disse Joquebede. – Nós o colocaremos dentro de um cesto revestido de piche para que flutue. [Joquebede pega o cesto e o “pinta” do lado de fora.] – Eu ficarei por perto para cuidar dele – disse Miriã, a irmã mais velha de Moisés. [Miriã olha por sobre os ombros de Joquebede.] [Joquebede ora; então, ela leva o bebê Moisés para o rio.] Joquebede levou seu filhinho no cesto para o rio Nilo. Ela colocou o cesto entre os juncos para que ele não fosse levado para longe pela correnteza. E Miriã ficou por perto, cuidando do cestinho. [Miriã permanece a certa distância observando o cesto.] Joquebede orou pedindo a Deus que protegesse o bebê Moisés. Então, a filha de Faraó foi ao rio banhar-se. Ela viu o cesto. [A princesa se aproxima com suas servas e aponta para o cesto.] – O que é aquilo flutuando entre os juncos? Por favor, tragam aquele objeto para mim. [Serva leva o cesto para a princesa.] A princesa abriu a tampa e o bebê Moisés começou a chorar. [A princesa abre o cesto, levanta a boneca, e a embala nos braços.] A princesa sorriu: – Este é um bebê dos hebreus. Eu não vou deixá-lo morrer como os demais. Vou conservá-lo para mim e cuidar dele como meu próprio filho. Miriã correu até a princesa e perguntou: – Você gostaria que eu encontrasse uma das mulheres hebreias para cuidar dele para você? [Miriã “fala” com a princesa.] – Sim, por favor. Será ótimo! – disse a princesa. [Miriã corre para Joquebede.]

Miriã correu depressa e chamou sua mãe. [Ambas se apressam de volta ao rio.] Quando Joquebede se aproximou, a princesa lhe sorriu. – Por favor, tome esse menino e cuide dele para mim – disse a princesa. – Eu lhe pagarei bem. Eles poderiam ficar com seu bebê! E ainda seriam pagos para cuidar dele! – Isto é um milagre! – disse Joquebede. – Um verdadeiro milagre – disse Anrão, o pai do bebê. – Deus deve ter um plano para este menino. Nós lhe ensinaremos tudo o que pudermos a respeito do Deus do Céu antes que ele vá morar no palácio com a princesa. Vamos agradecer a Deus agora mesmo! [A família se ajoelha em oração.] A princesa deixou Moisés com Joquebede até que ele completasse 12 anos de idade. Durante esses 12 anos, Anrão e Joquebede ensinaram a Moisés acerca de Deus e de Seu povo. E cada dia, a família de Moisés agradecia a Deus o cuidado divino sobre ele. Mas, finalmente, chegou o dia em que Moisés foi morar no palácio. A vida na corte real era empolgante. Moisés aprendeu muitas coisas ali, mas nunca se esqueceu de Deus. [A princesa mostra os arredores ao jovem Moisés.] Quando Moisés tinha 40 anos de idade, viu um egípcio espancando um israelita, e ficou muito zangado. Olhou em volta para ver se ninguém estava observando. Então, atacou e matou o egípcio. No dia seguinte, Moisés viu dois israelitas brigando. Quando lhes disse que parassem de brigar, os homens lhe perguntaram se ele também os iria matar. Moisés ficou com medo. Se Faraó soubesse que ele havia matado um egípcio, Faraó também madaria matá-lo. Então, Moisés fugiu para a terra de Midiã. Ficaria ali durante muitos anos. [Moisés foge.] Mas Deus não deixou de amar Moisés. Deus o protegeu e cuidou dele durante todos aqueles anos. E Moisés serviria a Deus de modo muito especial e sempre O adoraria. Analisando Dar tempo para respostas. O que sua família teria feito se tivesse ouvido que todos os bebês do sexo masculino fossem atirados no rio para afogar-se? O que vocês acham que Miriã pensou quando viu a princesa pela primeira vez? Como a família se sentiu quando Moisés retornou ao lar, e eles viram que seu bebê estava salvo? (Aliviados, felizes, agradecidos.) Deus cuidou de Moisés, e também cuidará de vocês. Vamos agradecer a Deus Seu cuidado e proteção ao orarmos. Lembrem-se de nossa mensagem:

ADORAMOS A DEUS QUANDO O LOUVAMOS POR SUA PROTEÇÃO.

image

Nenhum comentário: