Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 10 de abril de 2012

A Caminho do Calvário

Lição 2  dos Primários14 de abril de 2012

VERSO PARA DECORAR
“Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim cumpram a lei de Cristo.” Gálatas 6:2.

Resumo da Lição

Simão estava indo para Jerusalém quando se encontrou com a turba que zombava de Jesus que havia caído sob o peso da cruz. Simão conheceu Jesus. Os fi lhos dele creram em Jesus. Simão sentiu compaixão de Jesus. Ele foi forçado pelos soldados romanos a carregar a cruz de Jesus ao Calvário, onde Jesus seria crucifi cado. Esta lição fala sobre serviço. A cruz de Jesus representa para nós Sua motivação ou propósito, a força propulsora de Suas ações altruístas, Sua demonstração do amor do Pai. Como Simão levou a cruz de Jesus, assim também nós podemos imitar do Mestre o propósito de uma vida de desinteressado amor em favor de outros, como fez Jesus por nós. Para Simão, foi um privilégio carregar a cruz de Jesus. Para nós também é um privilégio carregar os fardos uns dos outros.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Personagens: Simão – colocar um pano na cabeça como turbante usado no Oriente Médio. Jesus – usar coroa de espinhos, manto púrpura, levar um cetro de madeira. Soldado – veste feita de papel ou TNT. Multidão – não é necessário traje. Selecionar os personagens para participar. Dizer às crianças que ouçam a história atentamente e a encenem enquanto é contada. Montagem do cenário: No começo da história a multidão está em volta de Jesus, que carrega a cruz. Simão entra de uma direção contrária. Esta é a história de um homem chamado Simão. Simão era de um país distante de Jerusalém, um país da África chamado Cirene. Ao entrar na cidade, Simão viu um grupo de pessoas passando ali por perto. Elas faziam tanto barulho que Simão pensou em parar e ficar fora do caminho. Ele ficou bem juntinho ao muro, esperando que ninguém o visse. Havia gente clamando e gritando. E no meio do grupo, ele viu alguma coisa – seria verdade? Era horrível! Ele cobriu os olhos para não ver. Não queria olhar. Mas um soldado estava puxando sua manga. Quando Simão abriu os olhos, ele viu o Homem ensanguentado caído na rua. Uma pesada cruz de madeira que Ele estivera carregando estava ao Seu lado. A cruz estava manchada com o sangue das costas do Homem. Simão olhou novamente para a pessoa que estava puxando sua manga. Vendo que era um soldado romano, ele recuou. Mas quando o soldado o empurrou para o meio da rua e gritou “Carregue a cruz!”, Simão não podia recusar. A lei dizia o que tinha de fazer. Ele poderia dizer: “Mas eu estava apenas passando pela cidade – eu não moro aqui!” Mas ele estava triste por causa do Homem que fora espancado. De repente, não importava que tivesse pouco tempo. Não importava que o soldado o tivesse obrigado a fazer, nem que a cruz fosse pesada ou que tivesse ensanguentada. Não importava o negócio que viera fazer na cidade. Simão viu que alguém precisava dele e ele desejava ajudar. Sabia que não poderia deter a execução; mas podia fazer com que as poucas horas finais daquele Homem fossem menos dolorosas. Assim, Simão ergueu a cruz. Ele a equilibrou nas costas e seguiu Jesus lentamente em direção ao monte em que Jesus morreria. A multidão seguia atrás. Simão serviu Jesus ao carregar a cruz na qual Jesus morreria. Como nós também podemos ajudar Jesus? Podemos servi-Lo ajudando outras pessoas a carregar seus fardos. É isso que Jesus quer que façamos.

aPLicação da Lição

Carregando Fardos

Com antecedência, encher três sacolas ou bolsas com pedras ou outros objetos pesados. Cada sacola deve pesar cerca de cinco quilos. Você está na casa de seu amigo. Ele e o irmão mais velho precisam ajudar a descarregar as compras. O irmão mais velho está gritando que seu amigo está sendo muito vagaroso. Ele precisa pegar três sacolas de cinco quilos de arroz, mas sua mão está machucada. Você se preocupa com ele e deseja ajudá-lo. Assim, você pega uma das sacolas. É muito pesada. Quem gostaria de sentir o peso dela? Permitir a cada criança que levante uma das sacolas. Mas esta é apenas uma das sacolas. Vocês conseguem levantar as outras duas? Permitir a algumas crianças que tentem levantar as outras duas sacolas. Que tal levantar as três juntas? Permitir a alguns que experimentem levantar as três sacolas de uma vez. Vocês podem imaginar o peso que Jesus teve de carregar? Lembrem-se, Ele tinha sido espancado e estava muito machucado. Pensem sobre o momento quando tropeçou.

Analisando

Dar tempo para respostas. Vocês acham que poderiam carregar tanto peso, se suas costas ou mãos estivessem machucadas? Não? Foi por isso que Simão carregou a cruz para Jesus. Simão se sentiu feliz ao ajudar Jesus a carregar Seu fardo. Como vocês se sentem ao ajudar uma pessoa a carregar coisas pesadas como estas sacolas? Como se sentem ao saber que também podem ajudar pessoas sobrecarregadas com problemas que parecem tão pesados quanto estas sacolas? Muitas pessoas carregam fardos que vocês não podem ver nem tocar. (Separação/divórcio, morte, doença física ou mental, deficiência física, solidão, tristeza, falta de dinheiro ou de alimento, etc.) Não podemos resolver os problemas de todos, mas podemos fazer coisas simples para ajudar as pessoas a levar seus fardos. Quais são algumas destas coisas? (Sorrir, orar, entoar um cântico, fazer um cartão ou desenho, dar flores, dizer palavras bondosas, partilhar um brinquedo ou alimento, etc.) Ao ajudarmos outras pessoas a carregar seus fardos, mostramos a elas que as amamos, e que Deus as ama também. Vamos dizer juntos mais uma vez nossa mensagem: PODEMOS AJUDAR OUTROS A CARREGAR SEUS FARDOS.

 

Nenhum comentário: