Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 3 de abril de 2012

Os Três Gerentes

Lição 1 dos Juvenis 7 de abril de 2012

Verso Para Memorizar

“O senhor respondeu: Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!“ Mateus 25:21.

Resumo da Lição

Uma das parábolas que Jesus contou é sobre um homem de negócios que partiu para um país distante. Ele deixou diferentes somas de dinheiro com três de seus servos. Ao retornar, recompensou a cada um de acordo com o que havia feito com o dinheiro enquanto ele estava fora. Essa parábola dos talentos não trata apenas de dinheiro. Tem que ver também com nossa responsabilidade pelos talentos e dons que Deus nos deu.

Esta lição fala sobre serviço. Deus investiu os talentos do Céu ao enviar Jesus para morrer por nossos pecados. Ele também nos concede talentos e dons para que possamos trabalhar para Ele, contando a outros a respeito de Sua maravilhosa dádiva de amor. Quanto mais usarmos nossos talentos para Seu serviço, tanto mais Ele nos confiará dons, e mais eficientes nos tornaremos em servi-Lo. Outros são abençoados e nós também.

Atividades Preparatórias

Escolher a atividade que seja mais adequada ao grupo de alunos.

A. Talentos Separar a classe em grupos. Dar a cada grupo, uma variedade de revistas e/ou jornais e pedir que recortem gravuras de diferentes itens que representem talentos. Um piano, por exemplo, pode representar um talento musical; um computador ou caneta, o talento de escrever; panelas e assadeiras, o talento de cozinhar. Distribuir o material disponível e pedir que cada grupo faça um cartaz. Mostrar os cartazes para a classe e comentar.

Analisando

Quais são algumas maneiras pelas quais vocês podem usar seus talentos para partilhar o amor de Deus com outros? Incentivar sugestões específicas. O que Deus pode querer que aprendamos com esta atividade? Aceitar respostas dos alunos.

PODEMOS USAR NOSSOS TALENTOS PARA PARTILHAR O AMOR DE DEUS COM OUTROS.

B. Torre de Talentos Formar grupos de quatro ou cinco alunos. Distribuir o material disponível para cada grupo. Posicionar os grupos perto de uma parede. Ao sinal para começar, cada grupo deverá escrever em um cartão uma habilidade ou traço positivo de um dos membros da equipe. Então, utilizando fita adesiva, o grupo deverá fixar o cartão na parede junto ao chão. Continuar escrevendo nos cartões os talentos ou habilidades dos membros do grupo e fixando-os na parede logo acima do anterior, construindo assim uma torre. Cada grupo verá a altura da torre que edificaram.

Analisando

Que talentos vocês descobriram em sua equipe? Foi difícil continuar pensando nos talentos para acrescentar à sua torre? Em que aspecto construir essa torre foi semelhante ou diferente de desenvolver seus talentos? (Outros podem ajudar a usar/desenvolver/exercitar seus talentos.) O que Deus quer que vocês se lembrem acerca dos talentos?

PODEMOS USAR NOSSOS TALENTOS PARA PARTILHAR O AMOR DE DEUS COM OUTROS.

 

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica “Juvenis Net”

A encenação “Juvenis Net” é uma forma criativa de introduzir a história bíblica. Se preferir não usar este elemento imaginário, ler o roteiro e apresentar o conceito nas próprias palavras. Providenciar para os quatro alunos: roteiros, imitações de computador, etiquetas e/ ou bandeiras com os nomes dos participantes de “Juvenis Net”. Cada semana do trimestre, a lição pode ser introduzida pelos alunos apresentando a encenação de “Juvenis Net”. Funcionará melhor se o roteiro for entregue aos alunos escolhidos com uma semana de antecedência e lhes for pedido que decorem e ensaiem a encenação. O roteiro poderá também ser entregue no sábado de manhã antes do início da Escola Sabatina para que os participantes tenham tempo de lê-lo com antecedência e combinem como fazer uma boa encenação. (Não é preciso usar as mesmas crianças todas as semanas.) Os roteiros a ser copiados podem ser encontrados no fim deste Auxiliar (ver p. 86-99). Apresentar “Juvenis Net” à classe. “Juvenis Net” é um grupo internacional imaginário de crianças de 11 a 14 anos de idade que se comunicam regularmente por e-mail. Emiko e Darren se encontram em uma sala cristã de bate-papo e descobrem que ambos são adventistas do sétimo dia. Então, eles criam uma sala de bate-papo para juvenis e adolescentes adventistas, e outros se unem a eles. Sempre que podem, eles se reúnem pela internet. Ulla é uma garota de 11 anos de idade, da Suécia.

Ivan é um garoto de 12 anos, da Rússia. Tendai é um garoto de 12 anos, de Zimbábue. Ana é uma garota de 13 anos de idade, do Brasil. Darren é um garoto de 13 anos, da Austrália. Emiko é uma garota de 14 anos, do Japão. Cenário: Arrumar os alunos e seus “computadores” em carteiras ou cadeiras viradas como se fossem mesinhas, caso não haja mesinhas disponíveis. Pedir-lhes que enquanto leem ou apresentam sua parte, façam como se estivessem digitando no teclado de um computador. Sugestões para os “computadores”

1. Usar pedaços de papelão dobrados imitando Laptops com o nome de cada participante e o nome de seu país de origem ou a bandeira fixados no “computador”. O “computador” pode ser colocado na frente de cada participante de modo que seus colegas de classe possam identificá-los.

2. Conseguir imitações de computador de fornecedores de produtos de informática para lojas do ramo.

3. Verificar com membros da igreja que trabalham com informática se eles têm gabinetes vazios e teclados que poderiam emprestar para a classe durante os próximos três meses. Verificar também com escolas ou casas comerciais sobre a disponibilidade de empréstimo.

4. Criar uma atividade na Escola Sabatina ou alguma outra reunião de grupo de jovens nas quais os alunos possam “montar” computadores de papelão ou isopor.

5. Pedir aos alunos que possuem Laptop, ou cujos pais os possuam, que os tragam à classe.

6. Permitir aos alunos que usem a imaginação para conseguir seu próprio “computador”. Apresentar a encenação. Analisando Hoje, vamos estudar uma história que Jesus contou sobre usar nossos talentos. Vamos repetir juntos a mensagem central:

PODEMOS USAR NOSSOS TALENTOS PARA PARTILHAR O AMOR DE DEUS COM OUTROS.

Vivenciando a História

Pedir aos alunos que leiam Mateus 25:14-28, cada voluntário lendo um verso em voz alta até que todo o texto seja lido. Onde vocês veem a si mesmos nesta parábola? Por quê? A International Children’s Bible, diz que aquele senhor falou para seus servos “tomarem conta das suas coisas enquanto ele estivesse ausente”. Se o senhor representa Jesus e nós os servos, quais são as “coisas” as quais Deus recomenda que tomemos conta? (Nossos dons, habilidades, talentos, dinheiro, propriedades, amigos, terra.) Esta mesma versão diz que “Ele decidiu que porção cada servo era capaz de tomar conta”. Como Jesus decide quanto (ou quantos) de alguma coisa devemos receber? Vocês acham que Ele toma por base nossa disposição para servi-Lo? A dedicação de nossos dons e talentos a Ele? Como Ele nos criou? Quantos talentos vocês acham que o Mestre deu a vocês? (Explique que tempo, dinheiro, amigos e sorrisos são talentos.)

Explorando o Texto Bíblico

Pedir aos alunos que leiam Romanos 14:12, 1 Coríntios 4:2 e 1 Timóteo 6:20. O que significa dar conta (ou prestar contas) de si mesmo a Deus? (Ser capaz de mostrar-Lhe como você usou seus dons para ajudar alguém a conhecê-Lo.) O que significa confiar algo a alguém? (Entregar alguma coisa – um talento ou dom – pelo qual a pessoa é responsável.) Como você pode guardar o que foi confiado aos seus cuidados? (Usando aquilo para o propósito de Deus, não desperdiçando oportunidades.) Que tipo de coisas vocês acreditam foram confiadas aos seus cuidados? (Talentos, dons, habilidades, conhecimento sobre Jesus e Seu plano de salvação.)

PODEMOS USAR NOSSOS TALENTOS PARA PARTILHAR O AMOR DE DEUS COM OUTROS.

3 aPLicação da Lição

Usando os Talentos Apresentar aos alunos a seguinte situação: Ana e sua classe de Escola Sabatina vão uma vez ao mês a um asilo de idosos para apresentar um curto programa e visitar o local. Geralmente, um ou dois alunos tocam algum instrumento musical. Ana é boa em leitura e, por isso, lê em voz alta uma pequena história. José, normalmente, se oferece como voluntário para orar. Quando terminam, a maior parte dos alunos simplesmente conversa uns com os outros, esperando até o momento de ir embora. Mas Ana acha que talvez eles devessem fazer algo mais. Ouçam este comentário de Ellen White em seu livro Parábolas de Jesus, p. 352: “O afeto, os impulsos generosos, e a pronta apreensão das coisas espirituais são talentos preciosos, e colocam o seu possuidor sob pesada responsabilidade. Todos devem ser empregados no serviço de Deus.” Analisando Que outras coisas os alunos podem fazer? Que outros talentos eles podem partilhar? (Conversar com os pacientes, colocar a mão sobre os ombros deles, segurar-lhes a mão, sorrir para eles com uma saudação pessoal, etc.)

PODEMOS USAR NOSSOS TALENTOS PARA PARTILHAR O AMOR DE DEUS COM OUTROS.

4 PartiLhando a Lição

Partilhando os Talentos Dividir a classe em grupos, tendo um moderador adulto. Pedir a cada grupo que pense em um talento ou habilidade. O grupo deve tomar cinco a dez minutos para planejar algo que possa fazer na igreja (em um asilo ou orfanato), usando esse talento. Cada grupo deve expor suas ideias à classe.

Um comentário:

Anônimo disse...

Voce realmente me salvou, estava desesperada atras dessa lição na internet .Obrigada e que Deus lhe abençoe.