Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 3 de abril de 2012

Outros em Primeiro Lugar

Lição 1 Jardim da Infância 7 de abril de 2012

VERSO PARA DECORAR “Jesus disse [É]: Se alguém quiser ser o primeiro, será o último”. Marcos 9:35, NVI.

Resumo da Lição

Muitas pessoas pensavam que Jesus Se tornaria o governador do país. Os discípulos discutiam entre si quem seria o primeiro no reino de Jesus. Tiago e João pediram permissão para assentar-se um à direita e outro à esquerda de Jesus quando Ele estabelecesse Seu reino. Isso deixou os outros discípulos zangados. Jesus reuniu os discípulos e disse: “Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo” (Mc 10:43, NVI). Esta lição fala sobre serviço. Jesus veio para servir. Ao seguirmos Seu exemplo, aprendemos a ser servos também. Quando ajudamos outros, nós estamos servindo a eles – e a Jesus.

Decoração da Sala

Para este trimestre fazer um povoado do Novo Testamento. Encosta: Em uma das paredes, criar a encosta de uma montanha. Empilhar caixas, cadeiras, ou outros objetos e cobri-los com uma manta ou lençol verde ou marrom. Ou fazer um mural. Poço: A um canto fazer um poço de papel-cartão. Pintar o papel-cartão ou traçar linhas no formato de pedras e colorir. Povoado: Fazer diversas fachadas de casas de telhado plano. Barco: No piso da classe fazer um esboço de barco grande para todas as crianças se sentarem dentro dele. Um barco de verdade também pode ser usado. Redes de Pesca: Dependurar junto a um canto da sala, se possível, uma rede de pesca, prender nela conchas (ou recortes delas), tiras verdes de sacos plásticos (como algas marinhas), recortes de peixes, etc. Fogo: Colocar madeira como para uma fogueira e papel amassado laranja, vermelho e amarelo no centro. Papel-celofane colorido, com uma lanterna embaixo, pode também ser usado. Colocar as cadeiras de frente para o cenário da encosta.

Lição BíBLica Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 112, CD faixa 11). Vivenciando a História Para tornar a história interativa, as crianças deverão participar como mencionado abaixo. Praticar antes de começar a história. Palavras: Ações: primeiro(a)(os)(as) levantar um dedo Aonde quer que Jesus fosse, as pessoas ficavam emocionadas ao vê-Lo. Ele era muito popular entre elas. Os discípulos estavam certos de que Jesus logo Se tornaria rei. Eles achavam que, ao tornar-Se rei, Ele lhes daria todos os cargos importantes para que eles O ajudassem em Seu reino. Certo dia, Jesus e Seus discípulos estavam caminhando juntos. Caminharam durante um longo tempo e assim puderam conversar uns com os outros. Os discípulos estavam conversando sobre como seria quando Jesus Se tornasse rei. Todos eles queriam ser os mais importantes auxiliares de Jesus. Eles queriam tanto a mais alta posição que começaram a discutir sobre isso. – Eu gasto mais tempo ajudando a Jesus do que todos os outros. Eu devo ser o primeiro! [Levantar um dedo.] – Isso acontece porque você demora muito para terminar um trabalho – outro respondeu. – Sou eu quem faço melhor as coisas. Eu devo ser o primeiro! [Levantar um dedo.] – Então, por que será que Ele me pede quando tem alguma coisa especial a ser feita? – perguntou um terceiro discípulo. – Eu sou realmente Seu melhor ajudante, e devo ser o primeiro! [Levantar um dedo.] Os discípulos continuaram discutindo sobre o assunto durante toda a tarde. Não demorou muito, dois discípulos de Jesus, Tiago e João, resolveram ir a Jesus e pedir os dois trabalhos mais importantes em Seu reino antes que Ele os prometesse a outra pessoa. Eles queriam trabalhos especiais com assentos à direita e à esquerda de Jesus quando Ele Se tornasse Lição 1 rei. Calmamente, foram a Jesus e pediram Os outros discípulos ouviram o que os dois estavam dizendo a Jesus, e ficaram muito zangados. Jesus queria que Seus discípulos compreendessem como Seu reino realmente seria. – Ouçam-Me – disse Ele. – Desejo lhes explicar alguma coisa sobre Meu reino. Em Meu reino, se vocês quiserem ser os primeiros [levantar um dedo], vocês terão que servir aos outros. Em Meu reino, as coisas são ao contrário do que vocês estão pensando. Se quiserem ser os primeiros [levantar um dedo], terão que ser os últimos. As pessoas que ajudam os outros e os colocam em primeiro [levantar um dedo] lugar realmente serão as primeiras [levantar um dedo]. Jesus sempre colocava os outros em primeiro [levantar um dedo] lugar. Ele era amável, bondoso e prestativo. Nós podemos ser como Jesus. Podemos ser os primeiros [levantar um dedo], como Jesus ensinou, ajudando as pessoas, colocando-as em primeiro [levantar um dedo] lugar. Nós também podemos ser bondosos e amáveis.

Analisando

Conceder tempo para respostas. Como vocês se sentem quando alguém sempre deseja ser o primeiro em tudo? Como se sentem quando alguém deixa vocês serem os primeiros? Como Jesus ensinou a ser o primeiro? (Colocando os outros em primeiro lugar.) Como podemos colocar os outros em primeiro lugar?

Estudo da Bíblia

Abrir a Bíblia em Marcos 9 e 10. Encontramos aqui na Palavra de Deus, a Bíblia, nossa história de hoje. Ler os versos em voz alta, parafraseando se for necessário. Quem desejava ser o primeiro? Como você pode ser o primeiro de acordo com o ensinamento de Jesus? Por quê? Lembrem-se de nossa mensagem de hoje:

SERVIMOS A JESUS QUANDO COLOCAMOS OS OUTROS EM PRIMEIRO LUGAR.

Nenhum comentário: