Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O Reino Invisível

Lição 11 dos Juvenis 16 de junho de 2012

Verso Para MeMorizar “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos Céus.“ Mateus 5:16.

Resumo da Lição

No Sermão do Monte, Jesus descreveu o caminho da vida que Ele desejava que os cidadãos do Seu reino seguissem. Embora estivesse falando em primeiro lugar e principalmente aos Seus discípulos – os quais já se haviam entregado a Ele – estava falando também aos que O buscam, àqueles que estão dispostos a cruzar a linha divisória. Ele lhes assegura que, se assim fizerem, serão abençoados e felizes. Os princípios do reino são diferentes de tudo que o povo tinha ouvido. Jesus usou ilustrações e objetos da vida cotidiana com os quais Seus ouvintes estavam familiarizados. Sabia que, cada vez que vissem ou experimentassem coisas semelhantes, se lembrariam das Suas palavras. E se não cruzassem a linha divisória para o reino nesse mesmo dia no monte, um dia, quando estivessem derramando o sal ou acendendo uma luz, tomariam a decisão. Esta lição fala sobre comunidade. As lições que Jesus ensinou no monte, quando aplicadas à nossa vida, aperfeiçoarão nosso relacionamento com outros e nos ajudarão a edificar a comunidade. Quando Jesus e os princípios do Seu reino dominarem nosso coração, Seu reino terá começado neste mundo.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica “Juvenis Net” (Observação para o professor: A encenação “Juvenis Net” é uma forma criativa de introduzir a história bíblica. Se preferir não usar este elemento imaginário, ler o roteiro e apresentar o conceito nas próprias palavras.) Providenciar para os cinco alunos: roteiros, imitações de computador, etiquetas e/ou bandeiras com os nomes dos participantes de “Juvenis Net”. Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a encenação. Apresentar a encenação. Analisando O que é um reino? Por que seria invisível o reino de Deus? Hoje, estamos estudando como o reino de Deus e seus segredos nos tornam felizes.

Vivenciando a História

Com antecedência, fazer cópias do jogral para cada aluno. Distribuir aos alunos e proceder a leitura da maneira indicada. Analisando No Sermão do Monte, Jesus descreveu o caminho da vida que Ele desejava que os cidadãos do Seu reino seguissem. As lições que Jesus ensinou no monte, quando aplicadas à nossa vida, aperfeiçoarão nosso relacionamento com outros. Lembrem-se:

PORQUE DEUS NOS AMA, ACEITAMOS SEUS VALORES E OS PARTILHAMOS COM OUTRAS PESSOAS.

Explorando o Texto Bíblico

Pedir aos alunos que leiam Lucas 6:17-26. Procurar as semelhanças e as diferenças entre as duas versões do sermão (Mateus 5 e Lucas 6). Por que vocês acham há duas versões? É possível que Jesus tenha feito este sermão (ou qualquer deles) mais de uma vez? Por quê? A quem Jesus estava falando na montanha: aos indecisos e não convertidos, ou aos firmemente convertidos? O que Ele estava abençoando: o modo de ser (pobres, que choram, perseguidos) ou as pessoas? (Pessoas.) Por quê? (Porque somente as pessoas que compreendem sua necessidade de Jesus podem realmente desfrutar Suas bênçãos.)

PORQUE DEUS NOS AMA, ACEITAMOS SEUS VALORES E OS PARTILHAMOS COM OUTRAS PESSOAS.

Aplicação da Lição

Situações

Trabalhar em duplas ou em grupos. Pedir aos alunos que criem situações em que os segredos do reino invisível possam ser aplicados. O ambiente pode ser qualquer um: lar, escola, igreja ou campo de esporte. Nomear um escrevente para anotar a situação na folha de papel. Depois, permitir que os grupos troquem suas situações uns com os outros. Cada grupo então dramatizará ou explicará como as atitudes ou valores do reino invisível poderiam ajudar na situação que receberam. Analisando O que é mais difícil, pensar em uma forma de aplicar as atitudes do reino invisível ou receber de outros uma situação? Por quê? Mencionem outras maneiras específicas em que pessoas da idade de vocês podem aplicar as atitudes do reino invisível no que fazem diariamente. Lembrem-se:

PORQUE DEUS NOS AMA, ACEITAMOS SEUS VALORES E OS PARTILHAMOS COM OUTRAS PESSOAS.

PartiLhando a Lição

Certificado: Com antecedência, fazer cópias do certificado. Explicar aos alunos que serão nomeadas pessoas da sua igreja para as bênçãos do reino invisível sobre as quais estão estudando em Mateus 5:3-12. Todos juntos, debatam as seguintes características, o que cada uma significa e o nome de uma ou mais pessoas da sua igreja que pareçam possuir essa característica. Quando chegarem a um acordo sobre algum nome (ou nomes), preparem um certificado para cada pessoa. Pobres (ou humildes) de espírito – aqueles que sentem sua necessidade espiritual. Galardão: O reino dos Céus. Os que choram – aqueles que lamentam profundamente sua condição espiritual ou outros desapontamentos e tristezas. Galardão: Consolo. Mansos – aqueles que, sem hesitar, se submetem em todas as coisas a Deus. Galardão: Herdarão a Terra (quando o orgulho não mais os dominar). Os que têm fome e sede da justiça – aqueles que anseiam pela justiça com grande ansiedade Galardão: Serão fartos com Jesus, o Pão da Vida e a Água Viva. Misericordiosos – aqueles que são ativamente bondosos e têm consideração pelos demais. Galardão: Alcançarão misericórdia, bondade e consideração em retorno. Puros de coração – aqueles que abandonaram o pecado como princípio dominante do seu ser e cuja vida está inteiramente consagrada a Deus. Galardão: Verão a Deus (agora, através dos olhos da fé). Pacificadores – aqueles que estão envolvidos em promover a unidade e harmonia entre as pessoas e entre elas e Deus. Galardão: Serão chamados filhos de Deus porque se assemelham a Ele no caráter. Perseguidos – aqueles que enfrentam dificuldades por voltarem as costas ao reino de Satanás. Galardão: O reino dos Céus (justamente como mencionado para os pobres de espírito).

Analisando

Debater com os alunos o fato de que essas são as oito qualificações do cidadão do reino invisível de Deus. Fazer planos para convidar as pessoas nomeadas a receber os certificados e a vir à classe dos juvenis na próxima semana durante o “Partilhando a Lição”. Ajudar os alunos a tomar decisões sobre o seguinte: (1) como fazer a apresentação dos certificados; (2) modo de convidar as pessoas que vão receber os certificados; (3) pessoas que deverão fazer os convites e entregá-los ou ligar para convidar por telefone; (4) pessoas que deverão preparar algumas palavras para explicar a razão dos certificados aos que o receberão; e (5) pessoas que deverão providenciar decoração especial para a sala.

Nenhum comentário: