Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Receita Para o Reavivamento

Lição 10 dos Adolescentes 9 de junho de 2012

Texto Bíblico: 2 Crônicas 29–31;
2 Reis 18–20; Isaías 39.
Comentário: Profetas e Reis, capítulos 28 e 29

I. SINOPSE Ezequias foi um rei digno de reconhecimento entre os reis de Judá. Um rei determinado a servir a Deus, assim como Davi. Ele instituiu um programa de reforma nacional que produziu um grande reavivamento espiritual. Esta lição enfoca duas principais iniciativas de Ezequias: restauração do Templo e dos serviços que eram realizados ali e a observância da festa anual da Páscoa. Antes de Judá poder experimentar o reavivamento, era necessária uma preparação. Ezequias convocou os sacerdotes e os levitas para auxiliar na restauração do Templo e dos seus serviços. Para isso, tudo o que profanasse o Templo – tudo aquilo que se relacionasse com a adoração aos falsos deuses – deveria ser destruído. O povo de Judá fez os mesmos preparativos para a celebração da Páscoa, destruindo os altares dos falsos deuses e os postes-ídolos para deixar tudo pronto para a adoração ao verdadeiro Deus. Quando chegou a festa da Páscoa, foi uma celebração tão animada que durou uma semana a mais do que o normal – porque o povo não queria ir embora. Esse é o sinal de um verdadeiro reavivamento – quando o povo não consegue parar de adorar a Deus. Ao discutir a lição desta semana com sua classe, pergunte se acham necessário que ocorra um reavivamento em sua igreja. Como seria um reavivamento em nossos dias? Lembre-se de manter o foco no fato de que o reavivamento dentro da comunidade começa com cada um assumindo um compromisso pessoal com Jesus. Reavivamento não é simplesmente sair por aí dizendo o que os demais estão fazendo de errado; é estar tão comprometido com Jesus que todos desejarão participar dessa mesma alegria.

Ilustração

Conte esta ilustração em suas próprias palavras: Um dos pregadores mais famosos da história dos Estados Unidos, Billy Sunday, iniciou sua carreira como jogador profissional de beisebol. Sunday não era uma estrela do esporte, mas certamente era um grande jogador. Ele começou jogando em um time de Chicago, o Chicago White Stockings, no ano de 1883. Certo dia, em 1887, Billy Sunday e alguns outros jogadores saíram pelas ruas de Chicago. Depois de beber em alguns bares, escutaram um grupo de pessoas pregando nas ruas. Atraído pelos hinos que escutava sua mãe cantar, Billy começou a frequentar um grupo perto de sua casa e finalmente entregou o coração a Jesus. Continuou jogando beisebol por alguns anos, mas em 1891 ele abriu mão de um contrato de 400 dólares por mês com o Philadelphia Phillies – naquela época era muito dinheiro! – para ocupar o ministério por um salário de apenas 80 dólares por mês. Todo o restante de sua vida foi dedicado ao ministério e ele se tornou um dos evangelistas mais conhecidos dos Estados Unidos. Nem todos são chamados a deixar de lado uma carreira nos esportes para se tornarem pregadores, mas o compromisso com Deus sempre exige sacrifício. Contudo, sempre há uma recompensa – tanto nesta vida quanto na futura!

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Compartilhe o seguinte em suas próprias palavras: Durante muitos anos, os reis de Israel e de Judá não foram fiéis e levaram o povo a se afastar cada vez mais de Deus. As leis do Senhor, registradas nos primeiros cinco livros da Bíblia, haviam praticamente caído em desuso. Muitas pessoas adoravam deuses pagãos; aqueles que ainda seguiam o verdadeiro Deus muitas vezes não tinham uma compreensão clara de quem Ele era e qual a maneira correta de adorá-Lo. Ezequias subiu ao trono com uma missão. Com apenas 25 anos, sabia que deveria seguir a Deus por toda a sua vida e levar o povo a fazer o mesmo. Deus sempre tem usado jovens que desejam entregar totalmente sua vida a Ele, assim como Billy Sunday. Ezequias usou sua posição de poder para conduzir o povo de volta a Deus.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. A história de Israel e Judá foi como uma montanha-russa para o afastamento de Deus. Os “reavivamentos” em que os judeus voltavam o coração a Deus eram geralmente dirigidos por um líder poderoso e carismático que estava plenamente dedicado a seguir a vontade de Deus e a desafiar outros a fazerem o mesmo. Um desses reavivamentos, como foi o de João Batista, preparou a vinda do Messias. A história da igreja cristã tem seguido o mesmo padrão. Enquanto muitos cristãos ficavam cada vez mais frios e desligados da religião, Deus sempre levantava líderes que buscavam vida nas Escrituras Sagradas, desafiavam o povo a mudar e levavam todos a um reavivamento e reforma. O reavivamento pode ocorrer na igreja ou na comunidade, mas sempre tem início com alguém que esteja disposto a se colocar completamente nas mãos de Deus. A antropóloga Margaret Mead disse certa vez: “Nunca duvide de que um pequeno grupo de cidadãos preocupados e comprometidos possa mudar o mundo. Na realidade, essa tem sido a única maneira pela qual o mundo tem sido mudado.”

III. ENCERRAMENTO

Atividade

Encerre com uma atividade e explique-a em suas próprias palavras. Entregue uma ficha ou uma folha de papel para cada aluno. Diga: “Hoje nós falamos a respeito de reavivamento – sobre como seria nossa igreja, nossa classe e nossa comunidade se fôssemos todos comprometidos com Deus como foi o povo de Judá no tempo de Ezequias. Essa ideia é bastante ampla, mas agora eu gostaria que cada um pegasse essa ideia e a tornasse sucinta e prática. Na folha de papel, escreva UMA mudança que gostaria de ver em sua igreja, na nossa classe e na comunidade, que nos aproximaria mais de Deus. Depois, escreva UMA ideia do que poderia fazer para tornar esse reavivamento uma realidade.”

Resumo

Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Deus chama cada um para um relacionamento renovado mais próximo dEle. É Seu propósito que tenhamos, como o rei Ezequias, o desejo de andar com Ele por toda nossa vida, não importa o que aconteça. Esse tipo de compromisso levará à mudança – não apenas em nós, mas no mundo ao nosso redor. Por mais que pense que naturalmente você não seja o líder, sua influência atinge a todos que estão ao seu redor. Seu exemplo de comprometimento total pode ajudar a trazer mudanças em sua família, na escola, na igreja e na comunidade. Se estiver determinado a seguir a Deus de todo o coração, como Ezequias, você será uma poderosa influência para a mudança.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Improvisando

Sempre que dividir os alunos em pequenos grupos, ou mesmo na discussão em grande grupo, como na seção INICIANDO da lição, relembre as regras básicas das discussões. Lembre que o objetivo é gerar o máximo de ideias e não apenas jogar suas ideias pessoais ou de qualquer um. Comentários como “que ideia sem sentido” ou “está errado” devem ser abolidos. As pessoas devem se sentir à vontade para falar tudo o que lhes vier à mente. No momento da discussão geral, você, como professor, pode com muito jeito e com muito tato sugerir quais respostas são mais adequadas e quais mais se aproximam do sentido bíblico. Ainda assim, os alunos sempre devem se sentir à vontade durante as discussões iniciais para dizer o que pensam, sem medo de serem criticados ou não terem suas ideias levadas em consideração.

Um comentário:

Cibila Milan Gomes disse...

Puxa nao tem nada pra este trimestre, q pena. gostaria de receber algumas atividades para fazer com minha classe de adolescentes são só 5 meninas! Obrigada!