Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Finalmente, o Lar

Lição 4 dos Primários 27 de outubro de 2012

VERSO PARA DECORAR “Deus tem sido favorável para comigo, e eu já tenho tudo o que necessito.” Gênesis 33:11.

Resumo da Lição

Em sua viagem para Canaã, Jacó fi cou sabendo que Esaú vinha ao seu encontro. Jacó desconhecia os sentimentos de Esaú quanto ao passado. Ele se lembrou da promessa de Deus e prosseguiu. Jacó reconheceu que errou e sentiu o desejo de endireitar as coisas com seu irmão. Depois de muitos anos longe, Jacó e Esaú fi nalmente se reencontraram. Jacó presenteou seu irmão com muitas dádivas, o que a princípio Esaú procurou recusar, mas Jacó insistiu para que ele recebesse os presentes. Esaú, então, procurou retribuir os presentes, oferecendo- se para acompanhar Jacó e sua família, ou pelo menos que seus homens os protegessem em sua viagem. Mas Jacó fi cou satisfeito em ter podido fazer as pazes, e Esaú voltou para casa. Então, Jacó continuou mais devagar em direção a seu novo lar.

Esta lição fala sobre serviço. Jacó exerceu três princípios de serviço efi caz. Primeiro, reconheceu toda a extensão da bênção de Deus a ele (Gn 32:10). Dando a Esaú, não diminuiu seus próprios bens, pois Deus tinha sido muito generoso para com ele (Gn 33:8-11). Segundo, Jacó tratou Esaú com muito respeito. Não exigiu igual tratamento, nem insistiu em receber alguma coisa em troca (Gn 33:12-15). Finalmente, Jacó aprendera a movimentar-se de acordo com a velocidade daqueles pelos quais era responsável. Andava de acordo com o passo dos mais novos e mais delicados (Gn 33:13, 14). Desejamos fazer a mesma coisa em relação às pessoas às quais servimos.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Personagens: Jacó, Esaú. Montagem do cenário: Escolher duas crianças para fazer mímicas ao ouvirem suas partes. Lembrar às outras que prestem atenção ao Jacó cumprimentar Esaú e oferecer os presentes. Jacó estava retornando à sua terra. Deus lhe dissera que fizesse isso. Ele, porém, estava um pouco nervoso. Jacó se lembrava de como havia enganado Esaú, comprando dele o direito de primogenitura. Lembrava-se de como enganara o pai a fim de que ele lhe desse a bênção que pertencia a Esaú. Sim, Jacó sabia que Esaú poderia ainda estar muito zangado com ele. Jacó se voltou para Deus em busca de ajuda. E Deus estava com ele. Dois exércitos de anjos celestiais, um à frente, e outro atrás, viajavam com ele. Jacó enviou mensageiros para cumprimentar Esaú. “Vocês dirão o seguinte ao meu senhor Esaú”, ele orientou. “Assim diz teu servo...” Eles tinham que chamá-lo de “meu senhor Esaú”. Isso demonstraria a Esaú que Jacó não exigiria qualquer herança ou posição. Mas os mensageiros retornaram com notícias ameaçadoras. Esaú estava se aproximando com 400 homens! “Esaú atacaria?” ponderou Jacó. Novamente, Jacó se voltou para Deus e Lhe relembrou Suas promessas. Então, Jacó enviou a Esaú uma mensagem e muitos animais como presente. Ele orientou seu mensageiro a dizer: “Seu servo Jacó está vindo atrás de nós.” Naquela noite, Jacó ordenou que sua família e todas as suas posses atravessassem um ribeiro chamado Jaboque. Mas ele ficou atrás, sozinho. Naquele lugar, Jacó teve um encontro com Deus. Depois de uma noite de angústia, ele pediu uma bênção e a recebeu. Então, ele estava preparado para encontrar-se com seu irmão. “Enquanto Jacó lutava com o Anjo, outro mensageiro celeste foi enviado a Esaú. Em sonho, viu Esaú seu irmão [...] rodeado pelos exércitos de Deus. Este sonho foi relatado por Esaú aos seus soldados, com a ordem de que não fizessem mal a Jacó” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 198). No dia seguinte, Jacó viu Esaú e seus 400 homens chegando! Pareceu-lhe que Esaú ainda estava zangado! Rapidamente, Jacó dividiu a família. Ele colocou os filhos junto das respectivas mães. Depois, posicionou-se à frente do grupo. Estando ainda Esaú a uma grande distância, Jacó se inclinou ao chão. Então, se levantou, e inclinou-se novamente. Jacó fez isto sete vezes, até ficarem bem perto um do outro. Mas quando Esaú viu Jacó, correu ao encontro dele e atirou-se em seus braços. Ambos começaram a chorar! Jacó deve ter sentido um alívio muito grande! Um pouquinho depois, Esaú perguntou: – Quem são todas essas pessoas que estão com você? – Esta é a família que Deus me tem dado! – respondeu-lhe Jacó. Depois das apresentações, Esaú perguntou: – O que é tudo isso que você enviou antes de você? O que significa? – São meus presentes para você, meu irmão – respondeu Jacó. – Eu quero que saiba que preciso de sua misericórdia e perdão. – Eu tenho o suficiente, Jacó. Fique com o que é seu – Esaú respondeu bondosamente. Jacó, porém, disse: – Não, por favor! Aceite esses presentes! Isto me mostrará que você verdadeiramente me perdoou! Deus tem sido bondoso para mim e tenho tudo o que preciso! Esaú, finalmente, aceitou os presentes. Depois disse: – Sigamos nosso caminho. Viajarei com vocês! – Muito obrigado, Esaú! – replicou Jacó com gratidão. – Mas nós realmente precisamos viajar muito mais devagar do que você. Temos muitas crianças e animais. – Então, permita que eu deixe alguns de meus homens com vocês – respondeu Esaú. – Não é preciso, Esaú – respondeu Jacó. – Deus me mostrou que nos protegerá, como me tem protegido durante todos esses anos. Esaú partiu, então, e foi à frente. Jacó, com sua grande família e rebanhos, seguiu vagarosamente atrás. Finalmente, eles chegaram a Siquém na terra de Canaã, a pátria de Jacó. Ali, Jacó comprou terras. Depois de 20 anos, ele finalmente possuía um lar, um lugar para sua família e seus rebanhos. Jacó cuidava bem de sua família. Embora estivesse ansioso de alcançar Canaã, ele colocou as necessidades da família em primeiro lugar. Quando verdadeiramente servimos os outros, consideramos também suas necessidades. Jacó sabia que tudo o que possuía viera de Deus. Ele poderia ser generoso porque Deus o abençoara. Da mesma maneira, por tudo quanto Jesus nos tem dado, nós também podemos partilhar o que temos, sem esperar nada em troca. Analisando Dar tempo para respostas. Que sentimentos vocês acham que Jacó tinha a respeito de seu encontro com Esaú? Que sentimentos Esaú pode ter tido? Por que Jacó se disse servo de Esaú? Como Esaú saudou Jacó? Como Jacó partilhou as bênçãos de Deus com Esaú? Como Esaú tentou retribuir a bondade de Jacó? Isso me faz lembrar da mensagem de hoje. Vamos dizê-la juntos: 

SERVIMOS A DEUS QUANDO PARTILHAMOS SUAS BÊNÇÃOS COM OUTROS

Nenhum comentário: