Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 3 de novembro de 2012

Caminhando Sobre a Água

Lição 6 dos Primários 10 de novembro de 2012

image

VERSO PARA DECORAR “O que é impossível para os homens é possível para Deus.” Lucas 18:27.

Resumo da Lição

Depois de alimentar 5.000 pessoas, Jesus enviou os discípulos adiante dEle, através do lago, enquanto Ele despedia a multidão. Ao anoitecer, os discípulos lutaram para avançar enfrentando fortes ventos e ondas enfurecidas. Jesus caminhou ao encontro dos atemorizados discípulos através da superfície do lago. Ele os tranquilizou. Pedro disse: “Se és Tu, manda-me ir ao Teu encontro” (Mt 14:28). Jesus disse: “Venha”, e Pedro saiu do barco para caminhar em direção a Jesus. Mas, logo fi cou com medo e começou a afundar. Jesus o apanhou e o salvou. Esta lição fala sobre graça. Eis uma lição essencialmente sobre a graça. É impossível para seres humanos efetuarem a própria salvação. O vento, as ondas, a própria natureza do homem em relação à lei da gravidade, tudo trabalha contra a possibilidade de salvação por nós mesmos. Jesus, porém, nos alcança através dos próprios elementos que fazem a salvação parecer impossível, e efetua nossa salvação. Nossa parte é admitir que devemos manter os olhos fixos nEle, e que sem Ele nos afogaremos.

Lição BíBLica Vivenciando a História Personagens: Jesus, 12 discípulos. Pedir que um adulto vestido com roupa dos tempos bíblicos represente Jesus. Escolher crianças para representar Pedro, João e André (outras crianças podem representar os outros discípulos), vesti-las com roupas dos tempos bíblicos. Pedir que as crianças ouçam cuidadosamente e encenem a viagem dos discípulos através do Mar da Galileia. Agitar o papel azul (ver Decoração da Sala) entre o “barco” e a pessoa que encena a parte de Jesus. – Mal posso acreditar no que aconteceu hoje! – disse Pedro balançando a cabeça. Ele estava se lembrando de como Jesus alimentara uma grande multidão naquele dia. – Apenas com uns poucos pãezinhos e alguns peixinhos! – ele exclamou. – Jesus fez com que isso fosse suficiente para alimentar milhares de pessoas! – É maravilhoso! – acrescentou João. – Nunca pensei que veria tal coisa! Os discípulos continuaram conversando, enquanto o barco calmamente prosseguia viagem. Eles falavam sobre os milagres daquele dia. Desejavam muito que Jesus consentisse que o povo O coroasse rei! Mas, no fim do dia, Jesus os mandara embora, dizendo: “Vão à frente. Atravessem o lago de barco.” Depois, Jesus despedira o povo para seus lares, e Se retirara para um lugar calmo para orar. Sobre o lago, nuvens escuras começaram a juntar-se. O vento levantava furiosas ondas contra o barco de pesca. Não demorou, todos estavam envolvidos pelo barulho da tempestade. Os experientes pescadores esforçaram-se junto aos remos. Eles remaram mais e mais forte, mas a tempestade era mais forte do que eles. A tempestade continuou sua fúria através da noite. Mesmo assim, os discípulos continuaram remando e se esforçando para alcançar a praia. À meia-noite, Jesus viu a luta deles. O vento tornava as ondas cada vez mais altas. Jesus, então, resolveu ir ao encontro dos discípulos. De repente, os discípulos viram alguém caminhando sobre a água em direção a eles e gritaram de medo: – Olhem! É um fantasma! Alguém está caminhando sobre a água! Atemorizaram-se ao ver alguém vindo em sua direção andando sobre a água, como se estivesse em solo seco. – Não tenham medo! – gritou uma voz familiar. – Sou Eu, Jesus! Os discípulos ficaram tão maravilhados que, por um momento, ninguém disse nada. Então, Pedro gritou: – Se és Tu, realmente, manda-me ir ter contigo caminhando sobre as águas. – Venha! – acenou Jesus em direção a Seu impaciente e, algumas vezes, impetuoso discípulo. Ele sorriu, encorajando Pedro a jogar a perna sobre a beirada do barco. Olhando para Jesus, Pedro começou a caminhar sobre a água. Ele deu diversos passos. Então, desviou seu olhar de Jesus, voltando-se para os discípulos. Ele deve ter pensado: “Ei! Olhem para mim! Vocês acreditam no que estão vendo?* Ao começar a voltar-se em direção a Jesus, viu as ondas enormes e sentiu o vento forte. Ele ficou com medo, e começou a afundar. Imediatamente, sua coragem se foi. – Jesus – gritou ele – salva-me!

Exatamente no momento em que Pedro começou a afundar, o forte braço de Jesus estendeuse a ele. Jesus segurou-lhe a mão estendida e o ergueu. – Por que você perdeu a fé, Pedro? – perguntou Jesus. – Você precisava somente conservar os olhos em Mim. – Jesus colocou o braço em torno do discípulo e, em silêncio entraram juntos no barco. Depois que Jesus entrou no barco, o vento parou e as ondas se acalmaram. O pequeno barco de pescadores continuou navegando calmamente em direção ao outro lado do lago. Hoje, Jesus nos diz: “Apenas olhem para Mim! Estou aqui para resgatar vocês! Vocês não podem fazer isso sozinhos ou sozinhas, mas não se preocupem. Eu posso salvar vocês! Apenas confiem em Mim!” Analisando Dar tempo para respostas. O que vocês pensaram quando viram Jesus? Quando viram Pedro começando a afundar? Pedro, o que você pensou quando começou a afundar? Por que vocês acham que Pedro queria caminhar sobre a água? E vocês gostariam de caminhar sobre a água? Por que Pedro não conservou os olhos em Jesus? Jesus resgatou Pedro, embora Pedro estivesse com problema por culpa própria. Por que Jesus o resgatou? Vocês se lembram de nossa mensagem? Vamos dizê-la juntos:

SOMOS SALVOS AO CONSERVAR NOSSOS OLHOS FIXOS EM JESUS.

Nenhum comentário: