Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Não Há Lugar?

Juvenis Lição 9 1 de dezembro de 2012

Verso Para MeMorizar

“Quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos.” Gálatas 4:4, 5.

Resumo da Lição

Obedecendo às leis de seu país, José e Maria precisaram procurar um lugar para se hospedar onde Maria pudesse ter seu bebê. Não havia quartos na estalagem local, por isso a família do proprietário da estalagem permitiu que eles se acomodassem em seu estábulo. Ali Jesus nasceu. Esta lição fala sobre adoração. Nossa vida pode ficar tão abarrotada que não consigamos deixar espaço para Jesus. Jesus veio para viver no lugar mais humilde a fim de poder habitar conosco. Ao aprendermos a adorar, aprendemos a dar mais e mais espaço para Jesus em nossa vida.

estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica “Juvenis Net” Providenciar para os três alunos: roteiros, imitações de computador, etiquetas e/ou bandeiras com os nomes dos participantes de “Juvenis Net”. Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a encenação. Apresentar a encenação.

Analisando

Nesta semana estamos aprendendo sobre abrir espaço para Jesus em nossa vida. Quando Ele chegou, havia poucas pessoas esperando por Ele ou dispostas a dar-Lhe espaço na vida. Nossa mensagem central é:

ADORAMOS A DEUS QUANDO ACEITAMOS O DOM DE SEU FILHO, E LHE DAMOS ESPAÇO EM NOSSA VIDA.

Vivenciando a História

Pedir que um voluntário leia Lucas 2:1-7. Os alunos devem traçar em um mapa bíblico o trajeto de Maria e José e calcular quantos quilômetros havia. Quanto deve ter durado a viagem no lombo do jumento? E a pé? Debater quanto tempo menos se gastaria nos dias de hoje para fazer a mesma viagem usando os diferentes meios de transporte (carro, trem, bicicleta, ônibus, avião). Qual foi a pior dor que vocês já sentiram? O que causou essa dor? Quanto tempo durou? Que outra coisa tiveram que suportar enquanto estavam sofrendo essa dor? O que fizeram para melhorar? Preparar 10 a 15 quilos de algo (arroz, batatas ou pedras) em um saco ou mochila para um aluno voluntário (alguém que não tenha deficiência física ou fraqueza) tentar carregar nos ombros. O aluno deve andar em passos rápidos em volta da sala. Permitir que qualquer outro aluno que desejar, experimente carregar o fardo. Analisando Como vocês (os que experimentaram) se sentiram assim que colocaram sobre os ombros esse peso adicional? Como se sentiram ao andar com esse fardo? Quão longe vocês acham que seriam capazes de levá-lo se estivessem viajando de carro? E caminhando? E de bicicleta? E no lombo de um jumento? Explicar que Maria era bem jovem quando fez essa viagem a Belém com seu esposo, José. Maria aceitou sua posição de mãe de Jesus como um presente. Diferente de outros presentes, este lhe causou dor. Mas Maria estava desejosa de fazer isso sem se importar com as dificuldades que enfrentaria, aonde deveria ir, ou o que teria de fazer. Ser mãe de Jesus era seu ato de adoração naquele momento da vida. Em silêncio, vamos agora pensar sobre nossa aceitação da dádiva de Deus (Seu Filho Jesus) e sobre quanto espaço temos dado a Ele em nossa vida, enquanto ouvimos uma música. Pedir que alguém cante ou toque uma música apropriada sobre o nascimento de Jesus. Vamos repetir juntos nossa mensagem de hoje:

ADORAMOS A DEUS QUANDO ACEITAMOS O DOM DE SEU FILHO, E LHE DAMOS ESPAÇO EM NOSSA VIDA.

Explorando o Texto Bíblico

Com antecedência, cortar o tecido da seguinte maneira: 1 quadrado de aproximadamente 40 cm x 40 cm, e quatro tiras de aproximadamente 40 cm x 10 cm. Costurar as tiras de tecido fazendo uma única tira longa. Pedir que os alunos encontrem e leiam, em diferentes versões da Bíblia, os seguintes textos: Ezequiel 16:4 e Lucas 2:12. Certificar-se de ter pelo menos uma Bíblia na versão Almeida Revista e Atualizada para que as palavras “envolta em faixas” sejam lidas.

Alguém sabe o que significa “envolto”? “Envolto” significa não apenas enrolar a criança em panos. Era uma forma de restringir os movimentos do bebê para certificar-se de que seus braços e suas pernas cresceriam. Hoje cremos de modo diferente, mas naqueles dias, pelo menos nos primeiros seis meses de vida, tiras longas de tecido eram enroladas fortemente ao redor do corpo do bebê, para evitar que o bebê machucasse os braços ou as pernas. Uma vez por dia, o bebê era desenrolado, lavado e gentilmente aspergido com azeite ou esfregado com folhas secas de mirra, e então, firmemente enrolado novamente. 1. Colocar a boneca deitada diagonalmente sobre o quadrado de tecido com os braços para baixo. Virar para fora a ponta de tecido junto à cabeça da boneca e virar a ponta oposta sobre os pés, conforme a ilustração abaixo. Dobrar uma das pontas laterais e depois a outra sobre o corpo. 2. Colocar uma ponta da faixa sobre a frente do corpo da boneca e começar a enrolar a faixa em volta do corpo. 3. Continuar enrolando a faixa descendo aos poucos até os pés e enfiar a ponta da faixa por baixo das últimas voltas.

image

Depois de fazer isso, desenrolar a boneca e deixar qualquer aluno que desejar, tentar enfaixar a boneca outra vez. Analisando Quando Deus nos cobre com Seu manto de justiça, em que aspecto isso se assemelha ao bebê envolto em faixas? (Somos restringidos de pecar e experimentamos crescimento.) Quando aceitamos Jesus e damos espaço para Ele em nossa vida, que hábitos precisam crescer firmes e fortes como os braços e pernas do bebê? (Adoração a Deus, leitura da Sua Palavra, falar aos outros sobre Ele, evitar o mal.)

Aplicação da Lição

Situação Jonathan é membro da sua igreja. Ele geralmente vem à igreja uma vez por mês. Já mencionou a você que normalmente está muito ocupado no sábado ou cansado dos afazeres da semana. Ele estuda com dedicação e participa em vários times esportivos. É uma ótima pessoa e realmente crê em Deus. Mas não pensa ter muito tempo para “coisas religiosas”. Ele lhe pergunta por que você gasta tanto tempo na igreja e no estudo da Bíblia. Você Precisa • Bíblias • boneca de aproximadamente 25 cm • 50 cm de tecido macio branco (largura dupla) • agulha de costura e linha 59 Juvenis Lição 9 Analisando Qual seria sua resposta a Jonathan? (Incentivar os alunos a explorar as ideias que aprenderam na lição de hoje.)

PartiLhando a Lição

Preenchendo os Espaços Distribuir o material e pedir que os alunos desenhem a planta de uma casa com um mínimo de cinco ou seis compartimentos/cômodos. Dar tempo para todos desenharem. Então, pedir que dividam a própria vida em tantas áreas quantas forem o número de compartimentos da casa que desenharam (ex.: família, escola, trabalho, amigos, igreja, esportes, estudar, comer, dormir, etc.). Pedir que escrevam em cada compartimento da casa identificando-o com uma das áreas da própria vida. Como vocês podem aceitar Jesus em cada uma dessas áreas da sua vida? Orem silenciosamente sobre isso, e depois escrevam uma das maneiras pelas quais podem adorar a Deus ao aceitar Jesus em cada área que vocês acabaram de acomodar na sua “casa”. Enquanto os alunos oram e escrevem, tocar uma música sacra suave própria para meditação e incentivá-los a levar a sério esse compromisso. Dar alguns minutos para completarem a atividade. Escolham alguém com quem poderiam partilhar sua “planta” e seus planos durante a semana. Contem a essa pessoa que planejam adorar a Deus aceitando a dádiva de Seu Filho e dando-Lhe espaço na própria vida.

Encerramento Orar pedindo que Deus abençoe o compromisso que os alunos fizeram de adorá-Lo aceitando Jesus, Sua dádiva, e dando-Lhe espaço na própria vida.

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