Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Encontro no Deserto

Lição 3 Juvenis 19 de janeiro de 2013

Verso Para Memorizar “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” Romanos 12:6-8.

Resumo da Lição

Para libertar os israelitas da escravidão no Egito, Deus chamou Moisés e Arão para usarem os talentos que Ele lhes concedeu. Moisés tinha habilidade para liderar, mas era receoso quanto à sua habilidade de falar. Embora Deus prometesse prover o que Moisés necessitasse, Ele concordou em enviar Arão, que tinha o dom de falar, para compensar a insegurança de Moisés. Esta lição fala sobre serviço. Deus nos convida a usar no Seu serviço, os talentos que Ele nos concedeu. Cada um de nós recebeu diferentes talentos. Ninguém pode fazer todas as coisas. No entanto, quando cooperamos uns com os outros e usamos juntos os nossos talentos, Deus abençoa outros por meio de nós.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

Hoje vamos estudar sobre Moisés na ocasião em que Deus o chamou para libertar o povo de Israel da escravidão. Moisés achou que não tinha todas as habilidades necessárias. Vamos descobrir como Deus atendeu essas necessidades. Primeiramente, quero que cada um de vocês pegue um pedaço de papel e escreva nele o que vocês sabem fazer da melhor maneira. (Talvez cantar, ajudar outras pessoas, etc.) Deus pode usar cada uma dessas habilidades para abençoar nossa comunidade e nosso mundo. Alguém de vocês acha que não tem nenhum talento ou habilidade especial? Se houver, pedir que colegas de classe ajudem esse aluno a pensar em alguma coisa que ele sabe fazer bem. Vamos guardar esses papeizinhos dentro da nossa Bíblia para que lembremos como Deus pode abençoar o mundo através de nós. DEUS ME CONVIDA, COM OS TALENTOS QUE ME CONCEDEU, A SER UMA BÊNÇÃO PARA OUTROS.

Aplicação da Lição

Confirmação do Nome Distribuir papel e caneta e pedir que os alunos escrevam seu primeiro nome e sobrenome em linha vertical na margem esquerda do papel. Depois pedir que fixem as folhas de papel na parede ou no quadro. Eu gostaria que cada um de vocês fosse ao quadro e escrevesse ao lado de uma ou duas das letras dos nomes (dependendo do tamanho da classe) em cada papel, um talento ou habilidade que você percebe naquela pessoa. (Relembrar os alunos de algumas qualidades mencionadas na folha da Atividade Preparatória A. Ex.: Um aluno chamado Paulo pode ser P = paciente, A = alegre, L = líder; uma aluna chamada Selma pode ter S = sorriso amável, E = espírito manso, etc.) Quando os alunos terminarem de escrever, pedir que cada um pegue novamente sua folha de papel e leia individualmente.

Meu Arbusto em Chamas

Com antecedência, fazer cópias do arbusto em chamas para cada aluno. Fazer uma cópia das orações, recortá-las e distribuí-las a três voluntários, pedindo que leiam quando forem solicitados. Distribuir para os alunos as cópias do arbusto. Dar algum tempo para que recortem o lugar das chamas (fazendo como que um molde vazado). No lugar das chamas, colar por trás do desenho um pedaço de papel-celofane para dar o efeito das chamas. Quando os alunos terminarem de fazer o arbusto em chamas, pedir que formem um círculo. Colocar a lâmpada acesa no centro do círculo e apagar qualquer outra luz (ou fechar cortinas para escurecer a sala). Moisés encontrou-se com Deus através do milagre do arbusto em chamas (sarça ardente). Pedir que cada aluno segure seu arbusto direcionado para a lâmpada a fim de ver o efeito de vitral; depois, pedir que cada um coloque o arbusto à sua frente. Moisés tirou seus sapatos porque o lugar em que estava era santo. Pedir que cada aluno tire os sapatos e os coloque atrás de si (fora do círculo). Nós nos encontramos com Deus nas coisas que ocorrem em nossa vida, como aconteceu com Moisés. E também O encontramos na Escritura Sagrada, a Bíblia. Colocar uma Bíblia no centro do círculo, junto à lâmpada. Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir e tirar do Egito os filhos de Israel?” E Deus respondeu a Moisés: “Vai, e Eu te ensinarei o que hás de falar.” Pedir que todos no círculo deem as mãos. Então, solicitar que os três voluntários leiam as orações na sequência, enquanto todos inclinam a cabeça.

image

Encerramento

Levem para casa o arbusto e o coloquem num lugar bem visível para lembrar-se de partilhar com outros durante a semana os talentos e habilidades que Deus lhes concedeu. Encerrar, pedindo a bênção de Deus sobre todos para esse empreendimento.

Nenhum comentário: