Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Amando os Desprezados

Primários Lição 3 20 de abril de 2013

VERSO PARA DECORAR “Respeitem todas as pessoas, amem os seus irmãos na fé.” 1 Pedro 2:17, NTLH.

Resumo da Lição

Simão, o fariseu, ofereceu um banquete em sua casa. Jesus e Seus discípulos foram convidados. Durante o jantar, Maria, uma mulher não convidada e de presença indesejada, de vida pecaminosa, entrou na casa e pôs-se a chorar aos pés de Jesus. Molhando os pés dEle com as lágrimas, enxugava-os com o próprio cabelo e ainda derramava perfume de uma caixa de alabastro sobre os pés dEle. Simão e outros fi caram irritados com isso. Jesus defendeu Maria, salientando para Simão que Maria tinha sido perdoada em muito e por isso muito O amava. Esta lição fala sobre comunidade. Jesus tratou Maria com respeito e incluiu-a em Seu círculo de amigos, embora ela fosse desprezada e desdenhada por muitos outros. Seus seguidores farão o mesmo a todas as pessoas, incluindo as que não são amadas.

Atividades prévias

O Nariz Conhece Com antecedência, colocar em cada potinho algum material perfumado ou especiaria (algodão perfumado, pétalas de flores, extrato de baunilha, canela em pó, cravos, suco de limão, suco de laranja, chocolate, etc.) Se os potinhos forem transparentes, cobri-los de modo que os alunos não vejam o que há dentro. Pedir que os alunos fechem bem os olhos, ou tenham os olhos vendados enquanto é passado um potinho aberto de cada vez perto do nariz deles. Verificar quantos aromas eles conseguem reconhecer. Analisando Por que os cheiros ou aromas são importantes? (Eles nos ajudam a sentir o sabor dos alimentos; são agradáveis.) Hoje estamos falando sobre cheiros e perfumes porque nossa história bíblica é sobre uma mulher que fez algo importante com um certo perfume. Por causa disso, algumas pessoas pensaram que Jesus não devia dar atenção a ela. Mas essa não foi a atitude de Jesus. A mensagem de hoje diz: DEUS QUER QUE EU INCLUA EM MEU CÍRCULO AQUELES QUE costumam ser DEIXADOS DE FORA.

Lição Bíblica

Vivenciando a História

Personagens: rabino, mãe, pai, criança, servo, Jesus, Marta, Maria, Simão, discípulos, convidados.

Montagem do cenário: vestir alguns voluntários com roupas dos tempos bíblicos para juntos encenarem a história. Não esperar que os alunos falem suas partes. Eles podem participar enquanto o professor conta a história e lhes dá um sinal para encenarem. Para tornar a experiência realmente inesquecível, remover as cadeiras e colocar almofadas e travesseiros no chão para todos participarem do banquete. Nos dias de Jesus, em um típico lar judeu quando se ouvia alguém bater à porta [fazer uma pausa e bater] uma criança corria para atender. Era comum o rabino, um honrado mestre, vir fazer uma visita. Assim, a criança convidava o rabino para entrar e com delicadeza dizia: “Papai, mamãe, é o rabino.” Imediatamente o pai da criança se apresentava e dizia: – Seja bem-vindo – e colocando a mão direita sobre o ombro do rabino dava-lhe o beijo da paz. [Pedir que o “pai” dê um beijo na testa do “rabino”.] Enquanto o pai oferecia ao rabino uma almofada para sentar, a mãe chamava um servo para trazer uma bacia, uma jarra com água e uma toalha. [Pedir que o “servo” traga o material e faça como se estivesse lavando os pés do “rabino”.] O pai, então, costumava tocar a testa e os pés do rabino com um óleo perfumado. [Fazer uma breve pausa para o “pai” colocar um toque de perfume na testa e nos pés do “rabino”.] Esses três rituais eram sempre seguidos em demonstração de respeito a um rabino. [Devem sair os que fizeram papel de pai, mãe, criança, servo e rabino.] [Entra “Simão” e “Marta”.] Simão está preparando um banquete. Marta o ajuda. Simão conta para ver se tem almofadas suficientes. Marta verifica se o alimento está pronto. Simão planeja onde cada pessoa sentará. Os convidados começam a chegar. Simão cumprimenta cada um. [Os “discípulos” e “convidados” entram um por vez e sentam nas almofadas.] Depois de tirar as sandálias dos pés eles sentam, reclinados sobre as almofadas, com as pernas e pés estendidos. [Fazer uma pequena pausa até que todos, inclusive “Jesus” estejam sentados.] Simão dá as boas-vindas a todos e pede a bênção sobre o alimento. [Aguardar alguns instantes enquanto “Simão” ora.] Marta se ocupa servindo os alimentos. Durante o jantar, Maria entra e se ajoelha aos pés de Jesus. Ninguém a percebe. As lágrimas de Maria banham os pés de Jesus. Ela derrama um óleo perfumado nos pés dEle. [Acenar para que “Maria” abra o perfume e faça como se derramasse seu conteúdo nos pés de “Jesus”.] À medida que a fragrância enche o ar, os outros convidados começam a olhar para os lados. “O que Maria está fazendo?” ficam imaginando. Simão se mostra descontente. Jesus o curara de lepra. Para mostrar sua gratidão, Simão preparara este banquete para Jesus e convidara muitas pessoas ilustres. Todos sabem que Maria não tem boa reputação. Ela não é uma das pessoas ilustres. Simão preferia que ela não estivesse ali. Mas Maria não está pensando em nenhuma outra coisa senão em Jesus e quanto ela O ama. Suas lágrimas de amor e gratidão se misturam com o óleo perfumado e ela enxuga os pés de Jesus com seus longos cabelos. [“Maria” faz como se enxugasse os pés de “Jesus” com seus longos cabelos.] Ao sentirem a fragrância que enche o ar da sala, as pessoas fazem comentários. [Os “convidados” fazem como se cochichassem uns com os outros.] Judas sussurra: – Isso é coisa cara! Custa todo o salário de um homem durante um ano! Se fosse vendido, o dinheiro poderia ter sido doado aos pobres. Simão fica pensando por que Jesus permite que alguém tão sem importância O toque. Jesus sabe o que Simão está pensando. Sabe também o que Maria está sentindo. – Deixem Maria em paz – Jesus repreende. – Ela fez algo maravilhoso por Mim. Quando cheguei em sua casa hoje, você não lavou Meus pés, não colocou óleo perfumado sobre a Minha cabeça, não Me deu um beijo para Me cumprimentar. Esta mulher foi muito perdoada, e por isso Me ama muito. Então, Jesus promete que pessoas em todos os lugares ouvirão a história de Maria. Essa história ajudará pessoas a compreender que Deus ama e aceita a todos, inclusive os que são desprezados e deixados de fora.

Nenhum comentário: