Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 20 de abril de 2013

O Dia em que Jesus Chorou

Lição 4 Primários 27 de abril de 2013

VERSO PARA DECORAR “Ajudem uns aos outros.” Gálatas 6:2, NTLH. REFERÊNCIAS

Resumo da Lição

Lázaro estava doente. Suas irmãs, Maria e Marta, mandaram chamar Jesus. Antes que Jesus chegasse à casa deles, Lázaro morreu e foi sepultado. Quando Jesus chegou, havia quatro dias que ele estava sepultado. Jesus chorou com os familiares e eles caminharam até o sepulcro. Jesus chamou: “Lázaro, vem para fora.” Lázaro viveu outra vez e reencontrou sua família. Esta lição fala sobre comunidade. Antes de Jesus voltar, as pessoas enfrentarão tristezas, mortes e desapontamentos. Nesses momentos de perda, haverá muitas oportunidades para Seus fi lhos demonstrarem cuidado, empatia e simpatia uns para com os outros. Deus deseja que os membros da Sua família se mostrem interessados no bem-estar uns dos outros como Jesus mostrou quando Lázaro morreu.

Atividades Preparatórias

Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe.

A. Tradições de Aniversário Demonstrar como os aniversários são celebrados em diferentes partes do mundo. Trazer um pouco de talharim cozido e mostrar aos alunos, dizendo: Na China as pessoas comem longos talharins no dia do aniversário para simbolizar o desejo de vida longa. No México, quando as pessoas fazem aniversário recebem uma serenata para despertar ao som de uma música de aniversário. (Se achar apropriado, dar a uma criança uma pequeno travesseiro e pedir que se deite na “cama” como se estivesse dormindo. Convidar as demais crianças para se colocarem em volta da criança deitada para “acordá-la” cantando Parabéns a Você.) Dar o travesseiro a outra criança e pedir que ela se deite como se estivesse dormindo. Pedir que as demais crianças a “despertem” e lhe ofereçam “bolo”. Na Suécia os familiares do aniversariante o acordam cedo e lhe servem muito bolo e guloseimas. Distribuir a todas as crianças chapéus de aniversário ou pratinhos e guardanapos. Nos Estados Unidos bem como no Brasil é costume fazer uma festa e convidar amigos. Analisando Como são celebrados os aniversários na família de vocês? Dar tempo para respostas. Por que vocês aguardam ansiosos o dia do aniversário? (Porque recebemos presentes, comida especial, nos divertimos, fazemos brincadeiras, etc.) Quais são algumas outras datas especiais celebradas em família? (Natal, Páscoa, etc.) Pertencer a uma família significa que compartilhamos bons e maus momentos. Gostamos de celebrações especiais, mas às vezes também acontecem coisas más. O que fazemos quando acontecem coisas tristes? (Procuramos ajudar e demonstrar interesse uns pelos outros.) Vamos ler juntos Romanos 12:15. Dar tempo para que encontrem o texto. Na lição de hoje, uma família fica triste porque um dos familiares morre. Fazemos parte de uma família que mora em nossa casa, e fazemos parte também da família de Deus. Por vezes, as pessoas na família de Deus precisam de ajuda quando acontecem coisas tristes. A mensagem de hoje ensina que DEUS QUER QUE EU AJUDE OUTRAS PESSOAS.

Lição Bíblica

Vivenciando a História

Personagens: Maria, Marta, Lázaro, discípulos, mensageiro, Jesus. Montagem do cenário: A cidade de Betânia e o sepulcro. De um lado, na frente da sala, Lázaro na cama; Maria e Marta sentadas ao seu lado chorando. Do outro lado da sala deve estar o sepulcro. Jesus e alguns discípulos agrupados a certa distância do sepulcro (talvez perto da porta da sala). Cada vez que forem ditas as palavras pranto, pranteiam, chorar, chorando, chorou, as crianças devem limpar os olhos como que limpando lágrimas. [Apontar para os discípulos e Jesus.] Certo dia, quando Jesus estava com Seus discípulos ensinando e curando pessoas, um mensageiro veio correndo de Betânia. [Mensageiro corre dentre o grupo da classe até Jesus.] – Venha depressa, Mestre! – insiste o mensageiro – Seu amigo Lázaro está muito doente. Maria e Marta precisam muito do Senhor. – Eu irei logo – Jesus responde ao mensageiro. [O mensageiro sai.] Mas Jesus não Se apressou. Ficou onde estava mais dois dias, e então começou a caminhar para Betânia. [Apontar para as duas irmãs, Maria e Marta.] Enquanto isso, Maria e Marta sentavam apreensivas ao lado da cama de Lázaro. Como desejavam que Jesus estivesse ali. Mas Ele não chega e Lázaro morre. Com tristeza as duas irmãs observam o corpo do irmão sendo preparado para o sepultamento. [Pedir que Lázaro fique em pé de modo que toda a classe possa ajudar a envolvê-lo em papel higiênico. Podem usar fita adesiva para prender as pontas do papel. Enquanto as crianças o envolvem, explicar que as pessoas naquela época envolviam o corpo com tiras de tecido aromatizadas com flores perfumadas, ervas e unguentos. Depois, a classe inteira segue o corpo até o sepulcro. Lázaro entra nele e a “pedra” é rolada sobre a entrada.] Maria, Marta e os pranteadores voltam para casa. Eles pranteiam [limpar os olhos] e choram [limpar os olhos] a morte de Lázaro durante mais quatro dias. Finalmente, um mensageiro corre até Marta. – Jesus vem descendo a estrada e Se aproximando – diz ele. Marta corre ao encontro de Jesus, deixando Maria para trás com os pranteadores. Marta encontra Jesus na entrada da cidade.

– Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido! – ela diz. – Eu sei que, mesmo agora, Deus fará qualquer coisa que o Senhor pedir – completa. – Eu sou a ressurreição e a vida – diz Jesus. – Quem vive e crê em Mim, nunca morrerá. Você crê nisso? – Sim – responde Marta. – Creio que o Senhor é o Cristo, o Filho de Deus – e com nova esperança no coração, ela corre para encontrar-se com a irmã. – O Mestre está aqui – conta Maria. – Ele está perguntando por você. De um salto, Maria coloca-se de pé e sai em direção a Jesus. Quando O vê, cai aos Seus pés e chora [limpar os olhos] dizendo: – Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Jesus olha para aquelas duas irmãs chorando [limpar os olhos]. Ele compreende a tristeza que sentem. Seu coração se compadece delas e Jesus também chora [limpar os olhos]. Eles caminham juntos até o sepulcro onde está o corpo de Lázaro. Jesus pede que a pedra seja removida e chama: – Lázaro, sai para fora. Há movimento dentro do sepulcro e Lázaro sai para fora. Rapidamente, as pessoas ajudam a remover as faixas do corpo dele [as crianças ajudam a remover as faixas de papel higiênico]. Jesus removeu o pesado fardo de tristeza da família. As lágrimas cessaram, exceto pelas lágrimas de alegria. Assim como Jesus compartilhou a tristeza de Suas amigas, nós podemos mostrar interesse quando outros estão sofrendo.
Analisando

Quantos de vocês já presenciaram um funeral ou estiveram com alguém muito doente? Dar tempo para repostas. A história de hoje os fez lembrar disso? Como Jesus mostrou interesse e consideração ao estar com a família e os amigos entristecidos de Lázaro? (Ele foi vê-los, chorou com eles, e devolveu a vida a Lázaro.) Jesus demonstrou consideração por Lázaro, Maria e Marta. Ele deseja que sigamos Seu exemplo e demonstremos atenção e carinho aos outros. O que vocês podem fazer para demonstrar consideração por alguém que está triste? (Visitar, oferecer para ajudar, orar com a pessoa, levar-lhe flores, enviar um cartão com palavras de encorajamento, etc.) Vamos dizer juntos nossa mensagem de hoje: DEUS QUER QUE EU AJUDE OUTRAS PESSOAS.

Aplicação da Lição

Levando Fardos Com antecedência, colocar na sacola pedras, tijolos ou livros grandes e deixar onde todos possam ver. Pedir que uma das crianças busque a sacola e entregue ao professor. Então, falar sobre diferentes espécies de fardos: dor, tristeza, doença, falta de emprego, notas ruins na escola, relacionamento rompido com um amigo, falta de dinheiro, falta de comida em casa. Ao mencionar cada uma dessas coisas, colocar mais pedras, tijolos ou livros na sacola. Pedir que as crianças sugiram outros fardos de dificuldades que as pessoas enfrentam e continuar acrescentando pedras à sacola. Quando a sacola estiver pesada demais para uma criança carregar, pedir que a criança que a trouxe até ali, leve-a de volta ao canto da sala. Quando a criança disser que está muito pesada, ou desistir de levar, pedir que alguém ajude. Então, perguntar aos alunos: Como podemos ajudar a aliviar o fardo de um amigo? Permitir que os alunos descubram uma forma de levar a sacola de volta com mais ajuda. Incentivar cada criança a “carregar” um dos “fardos”. Analisando Ler juntos Gálatas 6:2. Dar tempo para respostas. Embora vocês tenham conseguido ajudar alguém a carregar um fardo pesado, na realidade podem levar o fardo de dor, tristeza ou doença de outra pessoa? Como podem levar ou carregar alguns dos fardos que mencionamos hoje aqui? (Demonstrando compaixão, partilhando versos bíblicos sobre esperança e ressurreição, orando pela pessoa e com ela.) Como ajudar os outros faz vocês se sentirem? Vamos repetir juntos a mensagem de hoje: DEUS QUER QUE EU AJUDE OUTRAS PESSOAS.

Nenhum comentário: