Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Liberto da Prisão

Lição 4 Jardim da Infância 26 de outubro de 2013

VErso PArA DECOrAr “A igreja continuava a orar […] por ele.” Atos 12:5, NTLH.

Resumo da Lição

Pedro foi preso por ensinar sobre Jesus. Seus amigos oraram por ele. Deus ouviu as orações e enviou um anjo para libertá-lo da prisão de modo maravilhoso. Quando ele se encontrou com seus amigos, eles se surpreenderam e fi caram felizes. Eles oraram novamente para agradecer a Deus porque havia trazido Pedro de volta. Esta lição fala sobre comunidade. Os amigos de Pedro se preocuparam com ele. Eles oraram juntos pela segurança dele. Quando oramos pelos outros, mostramos que nos preocupamos com eles. As pessoas na família de Deus oram umas pelas outras.

Decoração da Sala

Acrescentar grades de prisão à casa (ver lição 1) ou fazer uma cela separada, usando uma mesa. Fixar tiras de fita-crepe do topo da mesa até o piso, uns cinco centímetros distante uma da outra e acrescentar um anjo. Ou colocar um formato de janela em uma parede com grades de cartolina na janela e uma cama de enrolar sobre o piso. Um jarro velho e correntes completam a cena.

Lição Bíblica

Vivenciando a História

Antes de começar a história, deixar as crianças se revezarem. Colocar as correntes em volta dos pulsos delas para que possam sentir quão pesadas são. Dar tempo para respostas. Como vocês se sentem acorrentados? Como se sentiriam se vocês tivessem que usar essas correntes durante o tempo todo, mesmo quando fossem comer ou dormir? Nossa história de hoje é sobre Pedro e a ocasião em que foi lançado em uma prisão e preso com correntes. Vamos encenar a história bíblica de hoje.

Escolher algumas crianças para ser soldados postados junto à prisão, outras para orar pela libertação de Pedro, Pedro, um anjo e Rode (que foi atender à porta da casa). Posicionar os que vão orar dentro ou junto à “casa”. Colocar Pedro em um canto. Manter um anjo em pé junto à prisão (mesa imitando uma cela – ver decoração da sala). Pedir às crianças que ouçam atentamente a história para poder fazer os movimentos certos à medida que a história for sendo relatada. O rei Herodes era um rei mau. Ele queria deixar os judeus felizes. Para que isso acontecesse, ele mataria as pessoas que criam em Jesus. Assim, para que os judeus gostassem dele, o rei Herodes resolveu colocar Pedro na prisão. O rei Herodes gritou aos guardas: – Procurem aquele pregador Pedro e o coloquem na prisão! [Assegurar‑se de que os soldados coloquem Pedro na prisão.] Na prisão, Pedro é acorrentado a dois homens. [Colocar dois soldados ligados a Pedro na prisão, um de cada lado dele.] Soldados estão por todos os lados em volta da prisão. Eles não querem que Pedro fuja! Logo, os amigos de Pedro ouvem a notícia de que Pedro está preso. Eles choram. [Os amigos de Pedro soluçam.] Então, os amigos dele se reúnem em uma casa e decidem orar por ele. Eles oram durante a noite inteira. [Os amigos de Pedro mantêm‑se ajoelhados, como se estivessem orando.] Eles oram, oram e oram. Lá na prisão, de repente, uma luz brilhante aparece na cela de Pedro. [Apontar a luz de uma lanterna sobre o anjo.] Era um anjo! Pedro está dormindo! O anjo toca em Pedro para acordá‑lo. [O anjo faz de conta que acorda Pedro.] O anjo diz: – Levante‑se, Pedro. As correntes caem. Pedro acha que está sonhando. – Coloque suas sandálias – o anjo continua dizendo – e venha comigo. O anjo conduz Pedro pelo meio de todos os soldados. [Fazê‑los sair da “prisão” e ir na direção da casa, deixando os soldados paralisados.] Um grande portão de ferro se abre para eles passarem. Depois disso, o anjo desaparece. Pedro caminha em direção da casa onde ele acha que seus amigos estão. Ele bate à porta. [Pedro chega a casa e encena bater à porta.] Rode, uma serva vai atender. Quando ela ouve a voz de Pedro, fica tão feliz que corre de volta para contar aos outros que Pedro está ali, e se esquece de deixá‑lo entrar. – Pedro está lá fora! – diz ela às pessoas que estão orando na casa. Ninguém acredita nela. Pedro continua batendo. Finalmente, algumas pessoas vão até a porta e veem por si mesmas que Pedro está ali. Agarram Pedro e o levam para dentro. Então, Pedro conta o que Deus fez por ele. Agora, eles mudam sua oração! Louvam a Deus e agradecem por enviar o anjo para levar Pedro de volta para eles. Deus estava com Pedro o tempo todo. Ele também está com vocês durante todo o tempo.

Nenhum comentário: