Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Um Cego se Torna Líder

Lição 6 Jardim da Infância 9 de novembro de 2013

imagesCACIWN4R

VErsO PArA DECOrAr “O Senhor […] me mandou para que você veja de novo.” Atos 9:17, NTLH.

Resumo da Lição

Saulo, que estivera perseguindo os cristãos, fi cou cego ao ver a glória de Deus. Ele estava viajando em direção a Damasco. Deus pediu que Ananias se encontrasse com Saulo e orasse por ele a fi m de que enxergasse de novo. Ananias fi cou com medo de Saulo, mas obedeceu. A vista de Saulo foi restaurada, e ele se tornou um servo de Deus. Esta lição fala sobre serviço. Deus pode nos guiar a outros que necessitam de ajuda. Nós devemos estar dispostos a ser conduzidos a lugares ou pessoas que talvez nos deixem receosos. Devemos servir a Deus ajudando a outros a quem Ele nos conduzir.

Decoração da Sala

Ver lição 1. Usar fita-crepe para marcar um caminho sobre o piso. Fazer o contorno dos pés das crianças e colocar as pegadas no caminho. No fim do caminho, colocar uma bandeira com os dizeres: “Deus nos guiará para servirmos a outros.” Ou, pôr os nomes das crianças em contornos de “mãos” e “pés” e colocá‑los na parede em volta de uma gravura grande de Jesus. Ligá‑los a Jesus, colocando um fio de lã das mãos/pés a Jesus. Acima da gravura, escrever: “Deus nos guia para servirmos a outros.”

Lição Bíblica

Vivenciando a História

Com antecedência, combinar com um adulto para representar Saulo e contar a história. Pedir a outro adulto que fique escondido e diga, na hora apropriada, as palavras de Jesus a Paulo. Olá, meninas e meninos! Meu nome é Saulo. Vou contar‑lhes sobre algo maravilhoso que aconteceu comigo. A princípio não foi nada maravilhoso. Tenho que confessar que não me sinto orgulhoso de meu comportamento. Vejam vocês, eu sou judeu, e não gostava dos cristãos. Soube que havia cristãos em Damasco, e desejei capturar todos eles e colocá‑los na prisão. Eu, realmente, não era uma pessoa bondosa. Enquanto eu estava viajando com outros homens em direção a Damasco, de repente, uma luz muito brilhante me deixou cego. [Projetar sobre ele uma luz brilhante/lanterna.] Eu não conseguia enxergar. Caí de joelhos. Não sabia o que estava acontecendo. De repente, ouvi uma voz dizendo: [Voz escondida]: – Saulo, Saulo, por que Me persegues? [Saulo]: – Quem és Tu, Senhor? Que queres que eu faça? [Voz escondida]: – Eu sou Jesus, Aquele a quem você persegue. Levante‑se, entre na cidade e alguém lhe dirá o que você deve fazer. [Saulo]: Eu não enxergava, assim precisava de ajuda para conseguir chegar à cidade. Os homens que viajavam comigo me guiaram até lá. [Encorajar as crianças a guiar Saulo a uma cadeira.] Agradeço a ajuda de vocês. Eu pensei muito acerca do que havia acontecido antes de alguém me dizer o que eu deveria fazer. Durante três dias, permaneci cego. Não comi nada, nem bebi. Finalmente, ouvi uma batida à porta. Um homem chamado Ananias entrou e me disse que Jesus lhe falara naquela manhã e lhe dissera que fosse me ver. Ananias não queria conversar comigo. Ele sabia que eu queria ferir os cristãos, e ele era cristão. Mas Jesus lhe dissera que tinha um trabalho muito especial para eu fazer para Ele. Assim, Ananias colocou suas mãos sobre mim e pude ver! Deus guiou Ananias para me curar da cegueira e para encher‑me do Espírito Santo a fim de que eu pudesse fazer o trabalho que Ele desejava que eu fizesse. Jesus transformou o meu coração enquanto permaneci cego naqueles três dias. Eu tive tempo para pensar sobre quem Ele era. Tive certeza de que desejava obedecer a Jesus e contar aos outros sobre Ele. Fui batizado imediatamente. Então, passei algum tempo com os discípulos de Jesus e aprendi muito com eles. Logo, comecei a pregar sobre Jesus nas igrejas. As pessoas se surpreendiam ao verem aquele que odiara a Jesus e a Seus seguidores, agora falando aos outros sobre Jesus. Eu me sentia feliz por Jesus me ter guiado para servir a outros. Deus me guiou para servir a outros e ajudá‑los a se tornarem cristãos. E Ele também deseja guiar vocês para servir a outros. Analisando Dar tempo para respostas. O que teriam feito se vocês tivessem visto a luz brilhante no caminho para Damasco e ficassem cegos? O que Ananias pensou quando Deus o guiou para ir se encontrar com Saulo, a pessoa que odiava os cristãos? Vocês teriam ido ao encontro de Saulo? O que vocês acham que Saulo sentiu quando ouviu Ananias dizer que Deus tinha um trabalho especial para ele fazer? Como Saulo se sentiu quando pôde enxergar novamente? Vamos dizer nossa mensagem juntos: DEUS NOS GUIA PARA SERVIRMOS a OUTROS.

Nenhum comentário: